Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

⏱️ 2 min de leitura


Logo Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luzFevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

“De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, disse a Aneel.

Notícias relacionadas:

Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março, 

Custos extras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. 

Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.

Anualmente, ao final do período úmido, em abril, a Aneel define o valor das Bandeiras Tarifárias para o ciclo seguinte. 

Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, com condições de geração menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos; na bandeira vermelha, no Patamar 1, com condições mais custosas de geração, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,46 para 100 quilowatt-hora kWh consumido. 

Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais custosas. Com isso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. 

Mais Lidas

Caso no alto Rio Iaco envolve confraternização com bebida alcoólica

Caso no alto Rio Iaco envolve morte durante confraternização com consumo de bebida alcoólica, prisão do suspeito e investigação sobre a dinâmica do crime.

Restos mortais em Rio Branco expõem novo alerta de segurança

Caso de restos mortais encontrados em Rio Branco mobiliza a Polícia Civil, envolve perícia, possível desaparecimento e levanta alerta sobre áreas vulneráveis da capital.

Complexo Penitenciário do Juruá vira alvo do MPAC no Acre

MPAC ajuíza ação para cobrar melhorias estruturais e reforço de segurança no Complexo Penitenciário do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Entenda o alerta falso Defesa Civil e a segurança digital

Entenda por que o alerta falso atribuído à Defesa Civil no Acre expõe uma falha maior do que o susto inicial: a confiança da população em sistemas oficiais de emergência.

Alerta falso da Defesa Civil expõe falha digital no Acre

Falso alerta atribuído à Defesa Civil chegou a celulares no Acre e em outros estados, gerando investigação da Polícia Federal e levantando alerta sobre a confiança pública em sistemas oficiais de emergência.

Últimas Notícias

Categorias populares