segunda-feira, 14 julho, 2025
18.3 C
Rio Branco

Secretaria do Meio Ambiente do Acre e Fiocruz articulam cooperação técnica para ações de pesquisa e educação

Agencia de Notícia Gov do Estado do Acre

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 22, em Rio Branco, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Acre (Sema), a secretária Julie Messias e representantes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) discutiram a criação de um acordo de cooperação técnica (ACT) voltado para ações de pesquisa e educação, necessidades da gestão pública, com foco em biodiversidade e saúde única, especialmente para pessoas residentes nas unidades de conservação (UCs) estaduais, além de apoio para a elaboração do Plano Estadual de Biodiversidade.

Reunião foi realizada com representantes da Fiocruz. Foto: Caroline Félix/Sema

Segundo a gestora da Sema, a parceria com o Instituto é um passo importante para fortalecer ações de promoção da saúde nas unidades de conservação e de pesquisas com foco na biodiversidade, além de proporcionar um entendimento mais profundo das interações entre saúde humana e ambiental.

“Discutimos as demandas e necessidades locais e conversamos sobre propostas concretas de cooperação. A Sema pode contribuir com o IOC, no sentido de ampliar o horizonte científico, e o instituto, com sua expertise, pode nos ajudar a enfrentar os desafios dos eventos extremos, atuando em nossas unidades de conservação e também no que diz respeito à saúde”, disse.

Acordo de cooperação técnica vai ser firmado entre Sema e Fiocruz. Foto: Caroline Félix/Sema

Ainda de acordo com Julie Messias, a colaboração entre as duas instituições busca criar soluções inovadoras para os desafios enfrentados nas áreas de proteção ambiental, integrando conhecimentos científicos e práticas sustentáveis.

A reunião marca o início de uma série de ações que deverão ser desenvolvidas em conjunto, com a expectativa de que os projetos resultem em benefícios significativos para a conservação da biodiversidade e a qualidade de vida das populações locais.

A diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia de Araújo-Jorge, falou da parceria com o governo do Estado e do interesse do instituto em reforçar o trabalho conjunto.

“Já trabalhamos no Acre há algum tempo, inclusive em UCs, e está mais do que na hora de a gente estabelecer um ACT que formalize tudo isso e que defina um plano de cooperação mais ousado, criativo, com várias iniciativas, tanto da Sema quanto do Instituto e também da Fiocruz, para que a gente possa potencializar o trabalho mútuo das instituições envolvidas. Hoje foi uma tratativa para aperfeiçoar essa relação e formalizarmos a parceria”, afirmou.

Participaram da reunião, pela Sema, o diretor de Meio Ambiente, André Pelliccioti; a chefe do Departamento de Unidades de Conservação, Mirna Caniso; a chefe do Departamento de Biodiversidade da Sema, Marilene Brazil; e a gestora do Parque Estadual Chandless, Flávia Dinah Rodrigues. Ainda pelo IOC-Fiocruz, participou o vice-diretor de Ensino Informação e Comunicação, Paulo Sérgio D’ Andrea.

Pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), estavam os professores André Botelho e Vicente Bessa, pós-graduandos do IOC que constituirão apoio para a continuidade das ações no estado.

The post Secretaria do Meio Ambiente do Acre e Fiocruz articulam cooperação técnica para ações de pesquisa e educação appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Barroso defende STF e diz que Trump tem ‘compreensão imprecisa dos fatos’

(UOL/FOLHAPRESS) - O presidente do STF, ministro Luís Roberto...

Chelsea dá aula, domina PSG com frieza de dupla fatal e conquista o Mundial

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Chelsea deu uma...

Adolescente morre afogado em açude enquanto visitava família da namorada em Porto Acre

Um adolescente identificado como Raylan Wenny, de 15 anos,...

Dona Ruth enfrenta críticas por rifa de bens de Marília Mendonça e disputa de seguro

Dona Ruth Moreira, mãe da cantora Marília Mendonça, falecida...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo