domingo, 27 julho, 2025
23.3 C
Rio Branco

Saúde do Acre promove Oficina Mosaic para fortalecimento da vigilância de vírus respiratórios

agencia.ac.gov

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu ao longo desta semana, em Rio Branco, a Oficina Mosaic – Aprimoramento da Vigilância dos Vírus Respiratórios. O evento, realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde (MS), teve como objetivo reforçar as ações de vigilância, preparação e resposta a possíveis emergências de saúde pública, com ênfase nas síndromes respiratórias agudas (SRAG).

Anub Martins, técnica da Área de Monitoramento dos Vírus Respiratórios da Sesacre, destacou a relevância da capacitação: “Nós vivemos em iminência de uma nova epidemia ou pandemia por vírus respiratórios. Por isso, precisamos desse momento para nos reunir, fortalecer e aprimorar essa vigilância no estado para que estejamos preparados para dar uma rápida resposta”, disse.

Anub Martins, técnica da Área de Monitoramento dos Vírus Respiratórios da Sesacre. Foto: Odair Leal/Sesacre

O evento busca aprimorar as capacidades das coordenações estaduais, fomentar a cultura de gestão de emergências em saúde pública e trata da elaboração, atualização e avaliação de planos de contingência, bem como da vigilância de vírus respiratórios.

A consultora nacional da Coordenação de Evidências, Emergências e Inteligências da Opas, Priscila Leal, enfatizou a necessidade de se estar preparado para possíveis cenários como o da covid-19. “Após as lições aprendidas com o enfrentamento da pandemia da covid, a gente observou junto com a OMS e com os países membros a importância de trabalhar com os estados os aspectos da vigilância, porque a gente sabe que enfrentar uma próxima epidemia, uma próxima pandemia, é uma questão de tempo”, expressou.

Objetivo é reforçar as ações de vigilância às síndromes respiratórias agudas. Foto: cedida

A oficina contou com a participação de técnicos da Vigilância Epidemiológica da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios, representantes do Núcleo das Doenças Imunopreveníveis, do Departamento de Atenção Primária, das Unidades Próprias, Vigilância Epidemiológica Estadual, Renaveh, Cievs, PNI, Lacen, Apoio e Diagnóstico, Rede de Urgência e Emergência, Assistência Farmacêutica, Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEHs) e Regionais de Saúde.

Sistema de Mosaico – Mosaic

Esse sistema considera que cada abordagem de vigilância atua como uma peça de um mosaico, criando um modelo integrado e eficaz para a implementação de estratégias de vigilância, de maneira coordenada, colaborativa e focada.

O Mosaic propõe uma visão abrangente, onde diferentes componentes da vigilância, como detecção precoce, laboratórios, assistência e imunização, se interconectam, assegurando que as ações de resposta sejam rápidas e precisas. Essa metodologia reforça a preparação dos estados para enfrentar futuras emergências de saúde pública, consolidando um sistema de vigilância robusto e resiliente.



 

Mais Lidas

Gladson promete surpresas durante show de Gusttavo Lima na Expoacre

📍Tempo de leitura: 4 min Durante coletiva à imprensa na...

Motel usa marketing inusitado durante trajeto da Cavalgada

📍Tempo de leitura: 4 min A Cavalgada da Expoacre 2025,...

Robô interativo vira sensação no Espaço Sebrae da Expoacre 2025

📍Tempo de leitura: 4 min A inovação roubou a cena...

Militar embriagado atropela quatro idosas que voltavam da igreja

📍Tempo de leitura: 4 min Um militar das Forças Armadas,...

Gefron apreende 7kg de cocaína em tanque de moto que saiu de Brasiléia

Em uma ação coordenada na manhã deste sábado (27),...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo