domingo, 27 julho, 2025
23.3 C
Rio Branco

Jornal das 12 Entrevista: Cap. Freitas Filho do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Agencia de Notícia Gov do Estado do Acre

O capitão Freitas ingressou no Corpo de Bombeiros em 2007, inicialmente sem o sonho infantil de ser bombeiro, mas impulsionado pelo desejo de estabilidade e inspirado por pessoas próximas que o incentivaram a estudar para concursos públicos. Desde então, sua trajetória dentro da corporação tem sido marcada por escolhas difíceis e pelo desenvolvimento de um profundo compromisso com a profissão.

“Ser bombeiro militar vira um verdadeiro sacerdócio na vida da gente. Meu primeiro nome é Francisco, mas sou o ‘capitão Freitas’ agora”, afirma o militar, destacando como a profissão transforma a identidade de quem a exerce.

Ao longo dos anos, Freitas se especializou e ascendeu dentro da corporação, tornando-se o coordenador das operações de combate a incêndios florestais desde 2021. Esse papel é particularmente crucial em um estado que vive extremos climáticos. Este ano o Acre enfrentou uma das maiores enchentes em fevereiro e uma das maiores secas em junho. “Precisamos estar preparados, porque a resposta que é necessária é imediata”, enfatiza.

O Corpo de Bombeiros do Acre tem trabalhado intensamente para se adaptar a essas condições extremas. Durante as enchentes, o efetivo foi mobilizado quase em sua totalidade para atuar em 19 dos 22 municípios afetados. Já nas épocas de seca, os incêndios florestais representam uma ameaça contínua e silenciosa a toda a população. “Ocorre uma agressão silenciosa a todos nós por meio do ar, mesmo em quem não tem contato direto com as queimadas”, destaca o capitão.

Para enfrentar esses desafios, a corporação não apenas investe em treinamento e preparação constante, mas também trabalha em estreita colaboração com a comunidade. Freitas defende a importância de conscientizar e educar as pessoas, especialmente crianças e jovens, sobre práticas sustentáveis e prevenção de incêndios, uma parte intrínseca da cultura amazônica. “Precisamos estar caminhando com a comunidade nessa luta”, reitera.

Foto: Diego Gurgel/Secom

Mais Lidas

Gladson promete surpresas durante show de Gusttavo Lima na Expoacre

📍Tempo de leitura: 4 min Durante coletiva à imprensa na...

Motel usa marketing inusitado durante trajeto da Cavalgada

📍Tempo de leitura: 4 min A Cavalgada da Expoacre 2025,...

Robô interativo vira sensação no Espaço Sebrae da Expoacre 2025

📍Tempo de leitura: 4 min A inovação roubou a cena...

Militar embriagado atropela quatro idosas que voltavam da igreja

📍Tempo de leitura: 4 min Um militar das Forças Armadas,...

Gefron apreende 7kg de cocaína em tanque de moto que saiu de Brasiléia

Em uma ação coordenada na manhã deste sábado (27),...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo