quinta-feira, 27 março, 2025
23.1 C
Rio Branco

Fernanda Montenegro lota a Academia Brasileira de Letras com recital de textos

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A acadêmica Fernanda Montenegro, 95, divertiu e emocionou o público presente na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (11). A atriz faz leituras de contos e crônicas de escritores que já passaram pela ABL e atuais acadêmicos.

 

Entre os atuais, há textos de Ailton Krenak, Ana Maria Machado, Antônio Torres, Domício Proença Filho, Edgard Telles Ribeiro, Heloisa Teixeira, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Coelho e Ruy Castro. Textos de Machado de Assis, João Guimarães Rosa e Rachel de Queiroz também estão na leitura.

O recital, batizado de “Uma Academia Toda Prosa”, abre a temporada de eventos da Academia em 2025.

As entradas, gratuitas, foram disponibilizadas pela internet no dia 7 de março, e acabaram no mesmo dia -havia previsão de abrir uma nova rodada de entradas, mas a capacidade máxima já havia sido ocupada.

Momentos antes do início do evento, uma extensa fila ainda estava formada na avenida Presidente Wilson, endereço da sede da ABL.

O auditório da ABL, com capacidade para cerca de 250 pessoas, ficou lotado. Jovens formavam boa parte do público. “Quero aproveitar todos os momentos de aparição pública da Fernanda Montenegro”, diz a estudante de cinema Bellina Monteiro, de 20 anos.

Montenegro atua em “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, ainda em cartaz, e também estará nos cinemas com o filme “Vitória”, de Andrucha Waddington, que estreia na próxima quinta (13).

Fernanda Montenegro ocupa a cadeira 17, anteriormente ocupada por Affonso Arinos de Mello Franco, morto em 2020. A atriz tomou posse em março de 2022.

O recital com Fernanda Montenegro abriu a temporada de eventos da ABL abertos ao público. Estão programadas 38 conferências às terças-feiras ao longo do ano.

Na próxima (18) serão apresentadas as mesas “Lugares da Literatura”, com o acadêmico Godofredo de Oliveira Neto, e “Samba de enredo e Literatura”, com o historiador Luiz Antonio Simas.

Às quintas-feiras a Academia programou mesas-redondas, peças de teatro, lançamento de livros e filmes.

Mais Lidas

Marido carinhoso, pai amoroso e avô afetuoso, diz família em homenagem a Fuad Noman

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Os familiares de Fuad...

Palmeiras tem volta de convocados; Ríos perde treino por problema com avião

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Palmeiras treinou na...

Oposição reforça discurso de perseguição a Bolsonaro e governo vê direita enfraquecida

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Parlamentares e integrantes da oposição...

Iapen reúne parceiros para apresentar trabalho da Central de Alternativas Penais de Rio Branco

Com o intuito de apresentar as boas práticas da...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo