sábado, 8 novembro, 2025

Em discurso pelos 63 anos de emancipação do Acre, Gladson destaca avanços, faz apelo por união política e entrega honrarias a personalidades acreanas

Durante a solenidade oficial em comemoração aos 63 anos de emancipação política do Acre, realizada neste sábado, 15 de junho, o governador Gladson Cameli fez um pronunciamento carregado de simbolismo, dados de gestão, reconhecimento histórico e um claro apelo por pacificação política no estado.

Falando para autoridades, convidados e representantes da sociedade civil, o governador iniciou sua fala com um agradecimento ao povo acreano pela oportunidade de governar e conduzir o estado em um período desafiador.

Logo no início do discurso, Gladson ressaltou que o Acre não começou apenas há seis décadas. Ele fez questão de lembrar das raízes indígenas, dos povos originários que já habitavam a região há mais de 2.500 anos, e destacou a importância do legado histórico deixado por eles.

“Temos registros no solo que podem ter mais de 2.500 anos. O Acre é maior, é ancestral, é generoso e aguerrido”, afirmou o governador.

Em discurso pelos 63 anos de emancipação do Acre, Gladson destaca avanços, faz apelo por união política e entrega honrarias a personalidades acreanas | Cidade AC News – Notícias do Acre

Retrospectiva da gestão: segurança, saúde e educação

Ao apresentar os avanços de sua gestão, Gladson citou como principal feito a redução histórica dos índices de homicídio nos últimos seis anos. “Realizamos a maior redução de homicídios da história, melhorando a segurança pública que antes era crítica”, disse.

Na saúde, destacou a inauguração de hospitais no interior, os mutirões de atendimento e o andamento das obras de um novo Hospital de Emergência e de uma nova maternidade.

Na educação, o governador reconheceu que há muito a ser feito, mas ressaltou as ações já realizadas, como a entrega de uniformes, materiais escolares, tablets e a implementação de uma refeição extra para os alunos em grande parte das escolas públicas.

Gladson também anunciou o início das obras para a criação da tão sonhada Universidade Pública Estadual, um dos projetos mais ambiciosos de sua gestão.

No setor de geração de empregos, o governador lembrou que seu governo realizou mais de 4 mil contratações por meio de concursos públicos, além de ampliar o apoio ao produtor rural, historicamente alvo de perseguições, segundo ele.

Em discurso pelos 63 anos de emancipação do Acre, Gladson destaca avanços, faz apelo por união política e entrega honrarias a personalidades acreanas | Cidade AC News – Notícias do Acre

Pedido de união e equilíbrio político

Um dos momentos mais marcantes do discurso foi quando o governador fez um apelo direto por paz e equilíbrio na política local, num claro recado aos recentes conflitos institucionais e embates entre órgãos de controle, governo e outros poderes. “Os detentores de cargos públicos não podem e não devem sucumbir ao calor da fogueira de egos, movidos por interesses de grupos políticos. Ações intempestivas, tomadas pelo sentimento de vingança ou pelo desejo de poder, prejudicam o Estado, sua população e o seu destino.”

O trecho foi interpretado por muitos presentes como uma resposta aos embates recentes envolvendo o governo estadual e o Tribunal de Contas.

Gladson encerrou o discurso com um tom de otimismo, dizendo que o Acre seguirá avançando: “Nomes e pessoas passam. Sempre irão passar. O Acre, esse, sempre existirá”.

Mais Lidas

Ana Maria Gonçalves assume cadeira na Academia Brasileira de Letras

“Benção, mãe. Benção, pai.” Foi com essa saudação, e...

Eliane Giardini confirma continuação de ‘Avenida Brasil’: ‘Tenho um pouco de medo’

Eliane Giardini, que viveu Muricy em “Avenida Brasil” (2012),...

Yuki Tsunoda busca recuperação na temporada para continuar na F1

Yuki Tsunoda, piloto da Red Bull, chega às últimas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo