quinta-feira, 19 junho, 2025
32.3 C
Rio Branco

Edvaldo Magalhães denuncia morte de adolescente por negligência médica em Feijó e cobra ações urgentes da Saúde

al.ac.

edO deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (20), para relatar com indignação o caso do adolescente Diogo de Souza, que morreu após sucessivos atendimentos médicos considerados ineficazes no município de Feijó. O parlamentar descreveu detalhadamente os acontecimentos, classificando a situação como uma tragédia que expõe a gravidade da saúde pública na região.

Segundo ele, o adolescente sofreu um ferimento na panturrilha após cair de bicicleta no domingo do Dia das Mães. “Ele foi levado à unidade de saúde, recebeu curativo, medicação e foi mandado para casa. No dia seguinte, voltou com dores e inchaço, foi novamente atendido e liberado. Só depois de a situação se agravar muito é que conseguiram interná-lo”, relatou o deputado.

Edvaldo contou que houve demora no processo de regulação para transferência e que o garoto acabou sendo preterido por outro paciente, ferido a faca. “Não se faz duas viagens, levaram um e deixaram o outro. Enquanto isso, a infecção avançava. Quando um profissional percebeu a gravidade, ficou mais de duas horas tentando convencer a regulação de que era um caso emergencial. Só após vídeos mostrando o estado do garoto, a equipe foi liberada. Quando chegou, teve que entubá-lo, mas já era tarde”, disse.

O parlamentar afirmou que Diogo já chegou sem vida à unidade de referência em Cruzeiro do Sul. “Não se sabe exatamente o momento da morte. A Secretaria de Saúde enviou uma equipe a Feijó, conversou internamente e depois divulgou uma nota tratando o caso como uma fatalidade. Eu não sou leviano, mas uma coisa eu afirmo com certeza: o garoto não morreu porque caiu de bicicleta. Ele morreu porque o sistema falhou”, afirmou Edvaldo.

Por fim, o deputado propôs que a caravana de fiscalização da Aleac inclua Feijó em seu roteiro. “A situação da saúde em Feijó é gravíssima. O que não pode acontecer agora é colocarem a culpa no garoto. Três altas médicas com uma infecção generalizada não são admissíveis. A sociedade merece respostas e os responsáveis precisam ser identificados”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Mais Lidas

Morre Francisco Cuoco, galã das novelas que marcou gerações na Globo

Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira,...

Luiza Possi expõe ausência em festa de Ticiane Pinheiro por falta de convite

A apresentadora Ticiane Pinheiro celebrou seus 49 anos em...

Mariana Rios anuncia gravidez após tratamento e posta vídeo; veja

Mariana Rios compartilhou um momento emocionante com seus seguidores...

Morre Francisco Cuoco, um dos grandes galãs da TV brasileira, aos 91 anos

(FOLHAPRESS) - Francisco Cuoco, um dos maiores galãs da...

Mbappé recebe alta e volta ao Real Madrid após gastroenterite aguda

O atacante francês Kylian Mbappé recebeu alta hospitalar nesta...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo