Rio Branco, 9 de junho de 2025 – Covid-19, influenza B e rinovírus lideram as infecções respiratórias nas unidades de saúde do Acre, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Em maio, esses vírus responderam por 60% dos atendimentos em prontos-socorros, com aumento de 25% em relação a abril, devido ao clima e aglomerações.
A Covid-19 registrou 245 casos em maio, majoritariamente em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com a variante JN.1 predominante. A influenza B teve 312 casos, afetando crianças e idosos, enquanto o rinovírus, de resfriados, liderou com 420 casos. “Temos vacinas disponíveis. A imunização reduz complicações”, diz a coordenadora Mariana Silva. Em 2024, o Acre aplicou 85 mil doses contra Covid-19 e 70 mil contra influenza, abaixo da meta de 90%.
O Pronto-Socorro de Rio Branco registrou 15% mais atendimentos respiratórios. “A maioria é leve, mas precisamos evitar sobrecarga”, explica a médica Ana Lúcia Costa. A Sesacre orienta uso de máscaras, higienização e evitar contato com doentes. Campanhas educativas estão previstas, com foco no interior. “O inverno amazônico facilita a transmissão. Prevenção é essencial”, alerta Mariana.
Redação Cidade AC News – Eliton Muniz