quarta-feira, 26 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Empresas contratadas pelo MPAC terão que destinar 5% das vagas para mulheres em situação de violência

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, publicou nesta terça-feira, 25, o Ato nº 025/2025, que regulamenta a reserva de vagas para a contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade decorrente de violência doméstica e familiar.

A norma determina que, nos contratos de prestação de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra, ao menos 5% das vagas sejam destinadas a mulheres que se enquadrem nesse perfil, desde que atendam aos requisitos profissionais exigidos. A medida se aplica a contratos que envolvam pelo menos 25 trabalhadores.

O ato também estabelece prioridade para candidatas que tenham filhos ou dependentes em idade escolar ou com deficiência, além de mulheres pretas e pardas. A inclusão de mulheres trans, travestis e outras identidades femininas está expressamente prevista na regulamentação.

Para viabilizar a aplicação da medida, o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC ficará responsável por indicar as mulheres aptas a preencher as vagas. Além disso, os editais de licitação e avisos de contratação direta deverão contemplar a reserva de vagas e garantir sua manutenção ao longo da vigência dos contratos.

A regulamentação ainda prevê a adoção de medidas para garantir o sigilo da identidade das contratadas e ações internas de conscientização para evitar discriminação no ambiente de trabalho.

Mais Lidas

Musk volta a atacar Moraes e cogita sanções a ministro do STF

(FOLHAPRESS) - Elon Musk, dono do X (antigo Twitter)...

Série ‘Sandman’, de Neil Gaiman, é cancelada com segunda e última temporada

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Sandman", série baseada nos...

Polícia conclui investigações, e mortes atribuídas a serial killer de AL chegam a 18

(FOLHAPRESS) - A Polícia Civil de Alagoas concluiu as...

Queda de avião militar deixa 46 mortos no Sudão

Um avião Antonov do Exército do Sudão caiu em...

Corinthians tenta sobreviver na Libertadores; veja destaques do esporte na TV

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após uma atuação péssima...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo