segunda-feira, 20 janeiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

Rondônia intensifica ações de vigilância à febre do Oropouche

Agencia Brasil


Logo Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Rondônia divulgou nota nesta segunda-feira (2) orientando núcleos hospitalares de epidemiologia do estado sobre o fluxo e os cuidados necessários ao encaminhamento de amostras para diagnóstico laboratorial de casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika, Oropouche e mayaro.

A intensificação nas ações de vigilância, segundo a pasta, se dá após a confirmação de duas mortes por Oropouche na Bahia – as primeiras na literatura científica mundial pela doença. As duas vítimas são mulheres com menos de 30 anos e sem comorbidades.

Notícias relacionadas:

“A doença [febre do Oropouche] produz um quadro semelhante ao da dengue e Chikungunya”, destacou a secretaria, ao avaliar como fundamental a adoção de uma postura de maior atenção a pessoas que apresentam sinais e sintomas sugestivos de arboviroses, evitando o agravamento da doença.

A pasta ressalta ainda “necessidade da correta manipulação das amostras de sangue” a serem enviadas ao Laboratório Central de Rondônia (Lacen-RO).

Cuidados

De acordo com a nota, os sintomas da febre do Oropouche têm início súbito e incluem febre, dor de cabeça, artralgia e mialgia (dor nas articulações e nos músculos), calafrios, além de eventualmente náuseas e vômitos persistentes de cinco a sete dias. O período de incubação da doença é de aproximadamente quatro a oito dias.

“O tempo oportuno da coleta de sangue é até o quinto dia do início dos sintomas e segue o protocolo de diagnóstico das arboviroses (dengue, zika e chikungunya)”, reforçou a pasta.

No ciclo urbano, o homem é considerado hospedeiro principal do Oropouche, enquanto o principal vetor é o Culicoides paraenses, popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. “Por sua semelhança clínica com outras arboviroses, o tratamento a ser seguido é o protocolo de manejo clínico da dengue, preconizado pelo Ministério da Saúde, uma vez que não há vacina e tratamento específicos disponíveis até o momento.”

Mais Lidas

Rondônia recebe mais reforço da Força Nacional para combater o crime

Rondônia recebeu considerável reforço da Força Nacional com a...

Inscrições para o Sisu terminam nesta terça-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)...

Pai do senador acreano Alan Rick morre aos 81 anos em Portugal

Antônio Milton Miranda, pai do senador Alan Rick e...

Zezinho Barbary celebra entrega de Equipamentos em Porto Walter

 Na manhã deste domingo (19), a Prefeitura de Porto Walter,...

Banco Central realiza leilão de venda de dólares nesta segunda-feira

O Banco Central (BC) realiza, nesta segunda-feira (20), dois...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo