quinta-feira, 19 junho, 2025
32.3 C
Rio Branco

Rondônia intensifica ações de vigilância à febre do Oropouche

Agencia Brasil


Logo Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Rondônia divulgou nota nesta segunda-feira (2) orientando núcleos hospitalares de epidemiologia do estado sobre o fluxo e os cuidados necessários ao encaminhamento de amostras para diagnóstico laboratorial de casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika, Oropouche e mayaro.

A intensificação nas ações de vigilância, segundo a pasta, se dá após a confirmação de duas mortes por Oropouche na Bahia – as primeiras na literatura científica mundial pela doença. As duas vítimas são mulheres com menos de 30 anos e sem comorbidades.

Notícias relacionadas:

“A doença [febre do Oropouche] produz um quadro semelhante ao da dengue e Chikungunya”, destacou a secretaria, ao avaliar como fundamental a adoção de uma postura de maior atenção a pessoas que apresentam sinais e sintomas sugestivos de arboviroses, evitando o agravamento da doença.

A pasta ressalta ainda “necessidade da correta manipulação das amostras de sangue” a serem enviadas ao Laboratório Central de Rondônia (Lacen-RO).

Cuidados

De acordo com a nota, os sintomas da febre do Oropouche têm início súbito e incluem febre, dor de cabeça, artralgia e mialgia (dor nas articulações e nos músculos), calafrios, além de eventualmente náuseas e vômitos persistentes de cinco a sete dias. O período de incubação da doença é de aproximadamente quatro a oito dias.

“O tempo oportuno da coleta de sangue é até o quinto dia do início dos sintomas e segue o protocolo de diagnóstico das arboviroses (dengue, zika e chikungunya)”, reforçou a pasta.

No ciclo urbano, o homem é considerado hospedeiro principal do Oropouche, enquanto o principal vetor é o Culicoides paraenses, popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. “Por sua semelhança clínica com outras arboviroses, o tratamento a ser seguido é o protocolo de manejo clínico da dengue, preconizado pelo Ministério da Saúde, uma vez que não há vacina e tratamento específicos disponíveis até o momento.”

Mais Lidas

Morre Francisco Cuoco, galã das novelas que marcou gerações na Globo

Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira,...

Luiza Possi expõe ausência em festa de Ticiane Pinheiro por falta de convite

A apresentadora Ticiane Pinheiro celebrou seus 49 anos em...

Mariana Rios anuncia gravidez após tratamento e posta vídeo; veja

Mariana Rios compartilhou um momento emocionante com seus seguidores...

Morre Francisco Cuoco, um dos grandes galãs da TV brasileira, aos 91 anos

(FOLHAPRESS) - Francisco Cuoco, um dos maiores galãs da...

Mbappé recebe alta e volta ao Real Madrid após gastroenterite aguda

O atacante francês Kylian Mbappé recebeu alta hospitalar nesta...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo