quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Segurança Pública no Acre: Arlenilson Cunha destaca desafios e propõe soluções para 2025

Durante audiência pública sobre o orçamento de 2025, realizada na manhã desta segunda-feira, 9 de novembro, o deputado Arlenilson Cunha (PL) trouxe à tona questões cruciais para a Segurança Pública do Acre, reconhecendo os avanços, mas também apontando os desafios enfrentados pela área. “Graças ao apoio da época da Secretaria de Segurança Pública e o apoio da Seplag, avançamos significativamente”, destacou, referindo-se ao crescimento do orçamento da Segurança, que agora conta com um aumento de recursos destinados ao IAPEN, passando de 70 para 73 milhões de reais.

O deputado enfatizou a importância desse incremento, mas também alertou para a escassez de efetivo. “Nós avançamos com o concurso, mas sabemos que não é suficiente. Precisamos ter esse olhar e deixar previsto na LOA para aumentar, pois vamos ter a saída de mais de 100 agentes penitenciários provisórios”, afirmou, destacando a preocupação com a substituição dos agentes temporários e o impacto disso para o funcionamento dos serviços penitenciários.

Além disso, o parlamentar trouxe à tona o problema do envelhecimento do quadro policial. “Hoje nós temos 1.116 policiais na ativa, boa parte deles já estão na última carreira”, alertou, ressaltando que, embora os policiais estejam capacitados, a necessidade de um auxílio para o bem-estar desses profissionais é urgente. A falta de recursos suficientes para garantir a valorização e o suporte à carreira foi um ponto central de sua fala.

Outro aspecto abordado pelo deputado foi a preocupação com a queda de receitas do Fundo Nacional Penitenciário (FNP), que tem sido impactado pela redução de arrecadação. “A arrecadação se dá em decorrência da loteria, mas está caindo. Isso é preocupante”, destacou, frisando que o Fundo Nacional de Segurança Pública, com 45 milhões de reais disponíveis, é insuficiente para cobrir as necessidades de equipamentos e capacitação da polícia.

Ao encerrar sua fala, Arlenilson reforçou a importância de ações para 2025. “Vamos trazer esse debate para cá, secretário, e já olhando para 2025, com a previsão desses dois pontos: o cadastro de reserva e o auxílio para os nossos policiais”, concluiu, ressaltando as dificuldades enfrentadas pela categoria e a necessidade de melhorias contínuas.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Ismael Medeiros

O post Segurança Pública no Acre: Arlenilson Cunha destaca desafios e propõe soluções para 2025 apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo