segunda-feira, 18 novembro, 2024
25.3 C
Rio Branco

Detentas fazem exame de mamografia em ação de saúde do Outubro Rosa

Agencia.ac.gov

Dando continuidade às ações de saúde do Outubro Rosa, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), levou 12 detentas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco para fazer o exame de mamografia, em uma parceria com o Hospital de Amor. Para selecionar as apenadas, foi feita uma triagem pela faixa etária recomendada para o exame e por indicação médica.

Iapen realiza ação de saúde em alusão ao Outubro Rosa para detentas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

O exame de mamografia é recomendado para mulheres com 40 anos ou mais, ou quando há indício e existe indicação médica. Ele é capaz de identificar nódulos nas mamas e, por isso, é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Detentas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco são levadas para fazer exame de mamografia no Hospital de Amor. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

Entre as mulheres privadas de liberdade que passaram pela mamografia, estava M. A. B., de 53 anos. Ela explica que nunca tinha feito o exame antes de estar cumprindo pena no presídio, porque não tinha tempo e acabava não dando prioridade: “Vim fazer o exame aqui dentro. Porque eu não tinha tempo, nunca fui atrás de fazer. Mas é bom pra nossa saúde”.

Equipe do Iapen, Polícia Penal e Hospital de Amor. Foto: Antonio Moura/Iapen

A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Gabriela Silveira, ressalta que a parceria entre o Iapen e o Hospital de Amor já é consolidada e vem acontecendo há anos: “Sempre que procuramos, eles nos atendem. Anos anteriores, eles foram com a carreta para o presídio feminino. Esse ano nós conseguimos levar a equipe pra lá, na semana passada, e fizemos uma ação de coleta de PCCU. Eles dão o encaminhamento no resultado dos exames e hoje nós temos doze presas fazendo mamografia. A Divisão de Saúde e o Departamento de Assistência à Saúde tem se empenhado em buscar sempre essas parcerias, para a gente levar o melhor atendimento lá para dentro”, ressaltou a gestora.

Geles Barbosa de Moura, técnica em Radiologia do Hospital de Amor. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

A técnica em radiologia do Hospital de Amor, Geles Barbosa, reiterou a importância de fazer a mamografia, pois só assim é possível um diagnóstico precoce: “Caso tenha, caso apareça, a cura é 95% de chance maior do que se você demorar a ter esse diagnóstico. Então a mamografia é de grande importância para todas as mulheres”, ressaltou.

 

Mais Lidas

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo...

Diego Gobbi e Laura Silva campeões brasileiros de 2024

Neste domingo foram definidos os campeões brasileiros de 2024...

Arthur Pereira crava oito gols e vence pela Liga Espanhola

Artilheiro tupiniquim! Em partida válida pela Liga Espanhola de...

Ronaldo planeja ser presidente da CBF e quer contratar Guardiola para a Seleção

Ronaldo Fenômeno é dono do Valladolid e recentemente negociou...

Presidente Lula se encontra com príncipe herdeiro de Abu Dhabi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo