quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Polícia Civil e GAECO deflagram Operação Centúria no Vale do Juruá e prendem 12 pessoas ligadas a facção criminosa

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado de Investigações Criminais (NEIC) de Cruzeiro do Sul, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Acre (MPAC), deflagraram na manhã desta quinta-feira, 30, a Operação Centúria, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, região do Vale do Juruá.

Polícia Civil e GAECO deflagram Operação Centúria no Vale do Juruá e prendem 12 pessoas ligadas a facção criminosa | Cidade AC News – Notícias do Acre

A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, em desfavor de indivíduos ligados a uma organização criminosa atuante na região. Como resultado, 12 pessoas foram presas, sendo 5 em flagrante por tráfico de drogas.

A operação é fruto de um trabalho integrado e de longo prazo, que buscou apurar crimes relacionados a tráfico de entorpecentes, roubos, homicídios, ocultação de cadáver e associação criminosa, todos vinculados à atuação de uma facção com estrutura hierarquizada e divisão de tarefas.

Polícia Civil e GAECO deflagram Operação Centúria no Vale do Juruá e prendem 12 pessoas ligadas a facção criminosa | Cidade AC News – Notícias do Acre

O delegado Heverton Carvalho, responsável pelo NEIC e coordenador da operação, destacou que a Centúria representa o fortalecimento da presença do Estado e o compromisso das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

“A Operação Centúria simboliza o comprometimento das forças de segurança na defesa da sociedade acreana. É uma demonstração clara de que o Estado está presente e atuante, e de que nenhuma estrutura criminosa se sobrepõe à lei. Essa ação conjunta reforça o papel da investigação técnica e o combate inteligente ao crime organizado”, afirmou o delegado.

A promotora de Justiça integrante do GAECO, Maísa Arantes, ressaltou o caráter estratégico e conjunto da operação. “Essa operação é fruto de um trabalho coordenado, baseado em provas robustas e investigação minuciosa. O objetivo é desarticular as organizações criminosas que ameaçam a tranquilidade pública, enfraquecendo suas estruturas e restabelecendo o controle do Estado e a sensação de segurança da população”, destacou.

As diligências foram realizadas simultaneamente em diversos bairros de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com o apoio de equipes especializadas da Polícia Civil e do GAECO, consolidando mais um importante avanço no combate ao crime organizado no interior do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo