Governo de SP, prefeitura e MME pedem rompimento do contrato com Enel

⏱️ 2 min de leitura


Logo Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram que vão levar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um pedido de caducidade do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica que a Enel detém na capital paulista e em outros 23 municípios da região metropolitana. Governo de SP, prefeitura e MME pedem rompimento do contrato com EnelGoverno de SP, prefeitura e MME pedem rompimento do contrato com Enel

Na última semana milhões de clientes da distribuidora ficaram sem energia elétrica por mais de cinco dias após a queda de árvores sobre a rede de fios, que destruiu cabos e postes.

Notícias relacionadas:

Segundo Tarcísio, o governo fez um levantamento profundo das falhas reiteradas da prestação de serviço, e já vinha trocando informações com o Ministério de Minas e Energia e com a Aneel, para que providências sejam tomadas. 

“É insustentável a situação da Enel em São Paulo, ela não tem mais condição de prestar serviço, tem um problema reputacional muito sério, tem um problema de deixar a nossa população na mão de forma constante”, disse o governador.  

Para ele, não há outras alternativas além do pedido de caducidade, considerada por ele a medida mais grave prevista no contrato de concessão, que afeta, inclusive, a possibilidade de renovação automática do contrato.

O prefeito Ricardo Nunes disse que os eventos da última semana reiteraram que a empresa não tem a estrutura e o compromisso para fazer frente às necessidades, principalmente quando há alguma situação adversa por conta das mudanças climáticas. 

A capital tem 5,8 milhões clientes da distribuidora, o que corresponde cerca de 75% do total da concessão. 

“Nós estamos completamente unidos, governo federal, governo do estado e governo do município de São Paulo, para iniciar um processo rigoroso, regulatório e esperamos que a Aneel possa dar a resposta o mais rápido possível ao povo de São Paulo”, declarou o ministro Alexandre Silveira. 

Segundo o ministro, a urgência climática já é algo conhecido e por isso tem se buscado renovar os contratos, como foi feito com a EDP no Espírito Santo e com a NeoEnergia em Pernambuco. “Porém, a Enel perdeu, inclusive do ponto de vista reputacional, as condições para continuar à frente do serviço de concessão em São Paulo”, disse.

Mais Lidas

Caso no alto Rio Iaco envolve morte durante confraternização com consumo de bebida alcoólica, prisão do suspeito e investigação sobre a dinâmica do crime.

Restos mortais em Rio Branco expõem novo alerta de segurança

Caso de restos mortais encontrados em Rio Branco mobiliza a Polícia Civil, envolve perícia, possível desaparecimento e levanta alerta sobre áreas vulneráveis da capital.

Complexo Penitenciário do Juruá vira alvo do MPAC no Acre

MPAC ajuíza ação para cobrar melhorias estruturais e reforço de segurança no Complexo Penitenciário do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Entenda o alerta falso Defesa Civil e a segurança digital

Entenda por que o alerta falso atribuído à Defesa Civil no Acre expõe uma falha maior do que o susto inicial: a confiança da população em sistemas oficiais de emergência.

Alerta falso da Defesa Civil expõe falha digital no Acre

Falso alerta atribuído à Defesa Civil chegou a celulares no Acre e em outros estados, gerando investigação da Polícia Federal e levantando alerta sobre a confiança pública em sistemas oficiais de emergência.

Últimas Notícias

Categorias populares