domingo, 27 julho, 2025
28.3 C
Rio Branco

Escolas da rede estadual se preparam para participar da 6ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

As escolas da rede estadual de ensino do Acre se preparam para participar da 6ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília (DF) entre os dias 2 e 5 de setembro. Este ano, o tema do encontro será “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.

A conferência é um evento pedagógico que visa reunir estudantes e professores para debater e trocar conhecimentos sobre educação ambiental. Participam estudantes do ensino fundamental, anos finais, entre 11 e 14 anos, das escolas públicas, privadas, federais, além de escolas indígenas e do campo.

Conferência nacional irá envolver alunos do ensino fundamental, anos finais. Foto: Clícia Araújo/Arquivo SEE

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEE, Fátima Nascimento, o tema deste ano foi escolhido em decorrência de eventos climáticos extremos, como cheias, secas e incêndios, lembrando que “esses eventos são devido à intervenção do homem”.

No âmbito do governo do Estado, os parceiros da SEE para a realização da conferência são a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente (Imac) e o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). O Instituto Federal do Acre (Ifac) e também a Universidade Federal (Ufac) também formam a comissão organizadora que prepara os documentos, como regulamento e portaria, para mobilizar e capacitar as escolas para aderir à conferência nacional.

Divisão de Educação Ambiental irá mobilizar escolas para conferência. Foto: Divisão de Educação Ambiental/cedida

Depois, as escolas realizam a segunda etapa da conferência e criam a comissão Convida, responsável pela elaboração de um projeto de ação que tem três eixos temáticos: territórios saudáveis, territórios que protegem e territórios de paz e sustentabilidade, em que elas elaboram uma peça de educomunicação, como vídeos, peças teatrais e cartazes.

Antes da etapa nacional, a etapa estadual se dará em Brasília nos dias 24 e 25 de junho. Participam dessa fase uma escola por município, quando serão escolhidos 15 delegados para ir à etapa nacional. “O diferencial da conferência, este ano, é que serão incluídas na delegação pessoas com deficiência e indígenas”, explica Fátima Nascimento.

Escolas irão propor projetos que serão apresentados na conferência nacional. Foto: Clícia Araújo/Arquivo SEE

As escolas têm até o dia 16 de maio para realizar suas conferências e, neste momento, a Divisão de Educação Ambiental já começa a percorrer os municípios para mobilizar as escolas. Entre os dias 17 de março e 11 de abril, serão visitadas escolas em Porto Acre, Bujari, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Plácido de Castro, Capixaba, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa e Porto Walter.

The post Escolas da rede estadual se preparam para participar da 6ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Saúde pública em Cruzeiro do Sul: UBS de novo modelo estreia atendimento integral à população ribeirinha

Unidade de Saúde de Referência próxima ao Rio Juruá...

DERACRE intensifica estrutura regional em sete municípios para agilizar atendimento técnico no interior do Acre

Obras nas sedes regionais do DERACRE reforçam presença institucional,...

Gusttavo Lima abre Expoacre 2025 sob aplausos e movimenta economia local

📍 Tempo de leitura: 4 min O sertanejo em noite histórica...

Jabuticaba contra Tio Sam: Brasil aposta em bravata e toma tarifaço

1. Trump fecha negócios trilionários com Europa e Ásia...

Fiscalização sob suspeita: o TCE-AC e a engrenagem da omissão institucional

Tempo estimado de leitura: 6 minutos Ao contrário da retórica...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo