quinta-feira, 17 abril, 2025
30.3 C
Rio Branco

Defesa de Cid pede ao STF investigação sobre vazamento de delação

BRASÍLIA, DF (FLHAPRESS) – A defesa de Mauro Cid pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (29) a abertura de investigação sobre o vazamento da íntegra do primeiro depoimento prestado pelo tenente-coronel em sua colaboração premiada com a Polícia Federal.

 

O depoimento, que embasou a primeira parte da delação do militar, foi obtido pelo colunista Elio Gaspari e publicado na íntegra no sábado (25).

O documento mostra que Cid detalhou grupos que faziam pressão para convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a dar um golpe de Estado –incluindo os nomes de Michelle e Eduardo Bolsonaro entre os mais radicais.

“Tal vazamento ocorreu de forma criminosa, colocando em risco não só o colaborador e sua família, mas também a tranquilidade do andamento processual numa causa tão sensível e de interesse de todo o país. Assim, Excelência, medidas devem ser tomadas para se averiguar quem providenciou a quebra do sigilo do mencionado depoimento”, diz a defesa de Cid ao STF.

O depoimento do tenente-coronel citou 9 das 40 pessoas que acabaram sendo indiciadas pela Polícia Federal sob suspeita de participação em tentativa de golpe de Estado após a vitória de Lula (PT).

A delação premiada de Cid com a PF foi homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em setembro de 2023. O primeiro depoimento no âmbito da colaboração impulsionou o inquérito do golpe, mas foi complementado nos meses seguintes, avançando inclusive sobre a participação do general Braga Netto.

Mais Lidas

Governo apoia produção de mel com a entrega de equipamentos a produtores do Alto Acre

Com colaboração de Vanessa Sousa Para fortalecer o setor produtivo,...

Alto funcionário da ONU pede liberação da imprensa internacional em Gaza

Philippe Lazzarini disse que proibição imposta por Israel “alimenta...

Prefeitura de Rio Branco alerta sobre aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria...

Zelensky afirma que China fornece armas à Rússia e cita evidências

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou que a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo