
A China cancelou a importação de uma carga de 69 mil toneladas de soja do Brasil e ainda suspendeu as compras de soja de cinco unidades após uma suposta contaminação, conforme informações da “Folha de S. Paulo”. O “Globo Rural” confirmou que o governo brasileiro já foi comunicado do ocorrido.
Saiba-mais taboola
Uma carga de 69 mil toneladas de soja no navio “Shine Ruby” estaria contaminada com 10 toneladas de trigo tratado com agrotóxicos. O Brasil não tem autorização para exportar trigo à China, e os agrotóxicos usados são proibidos no país asiático.
A China suspendeu as importações de soja de duas unidades da Cargill em São Paulo, uma da Louis Dreyfus Company (LDC) em São Paulo, uma da CHS também em São Paulo, e uma da 3tentos no Rio Grande do Sul.
Procurada, a 3tentos disse que não vai comentar. A Cargill e a LDC não retornaram até a publicação desta nota. A reportagem não conseguiu contato com a CHS. O espaço está aberto para manifestação.
A ocorrência se dá em um momento em que a China se compromete com os Estados Unidos a comprar soja americana. Na terça-feira (25/11), a Reuters informou que operadores de mercado relataram que a China comprou entre 10 e 15 cargas de soja dos EUA, cada um com ao menos 60 mil toneladas, logo após uma ligação entre Donald Trump e Xi Jinping.






