segunda-feira, 18 novembro, 2024
23.3 C
Rio Branco

Em audiência pública na Aleac, governo reafirma compromisso e ações para o fortalecimento da polícia técnica

Agencia de Notícia Gov do Estado do Acre

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira, 26, uma audiência pública para discutir a construção do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco e a contratação de médicos legistas para o estado. O evento foi realizado por requerimento do deputado Adailton Cruz (PSB), mas foi conduzido pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD), vice-líder do governo na Casa, devido à ausência de Cruz, por motivos de doença.
Ao abrir o debate, Ribeiro enfatizou a relevância do tema, destacando o objetivo da audiência e o papel do parlamento na resolução conjunta com os demais poderes e instituições na resolução de questões que dizem respeito à vida da população acreana.

Eduardo Ribeiro enfatizou a relevância do tema. Foto: Sérgio Vale

“Este parlamento tem a função de ouvir e encontrar soluções para que políticas públicas sejam implementadas. Estamos aqui para garantir que o IML tenha as condições necessárias para prestar o serviço que a nossa sociedade merece e fortalecer o diálogo com o governo do Estado, que tem o compromisso com essas questões”, afirmou Eduardo.

Diretor do IML, Ítalo Maia Vieira, falou dos desafios da polícia técnica e destacou os avanços. Foto: Sérgio Vale

Ao fazer uso da palavra, o diretor do IML, Ítalo Maia Vieira, falou dos desafios da polícia técnica e destacou os avanços com a implementação de serviços no interior, com a estruturação dos núcleos em Brasileia, no Alto Acre e Sena Madureira, onde a população agora pode realizar exames sem precisar se deslocar para a capital.

“Apesar das dificuldades, conseguimos avançar em algumas áreas, como a instalação de serviços periciais em regiões onde antes as pessoas tinham que viajar longas distâncias para serem atendidas. É um passo importante, mas precisamos de mais recursos e profissionais”, concluiu.

Ricardo Brandão destacou o compromisso da gestão em buscar soluções para a construção da nova sede. Foto: Sérgio Vale

O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, que participou da audiência representando o governo do Estado, destacou o compromisso da gestão em buscar soluções para a construção da nova sede da Polícia Técnico-Científica. “Desde 2021, temos insistido no diálogo com a bancada federal para garantir recursos necessários para essa construção, que é prioritária para a Segurança Pública do Acre”, afirmou. Ele ressaltou que, apesar das dificuldades encontradas nos anos anteriores, o novo entendimento do STF sobre emendas de bancada pode facilitar a alocação dos recursos.

Ricardo Brandão também mencionou a possibilidade de fortalecer a parceria com a Sesacre no sentido de suprir a demanda de profissionais médicos e o esforço do governo em incluir o projeto de construção do novo prédio no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. “Já consta no PPA a construção dessa sede, além de mais cinco núcleos no interior”, disse o secretário, reafirmando o compromisso de avançar nesse projeto. Ele sugeriu, ainda, que a pauta seja incluída nas discussões do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, visando destinar parte dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para essa construção.

O procurador Alan Dantas, que participou da audiência representando a Procuradoria-Geral do Estado, ressaltou a importância de soluções legais e administrativas para atender às demandas do Instituto Médico Legal, especialmente no que diz respeito à contratação de novos profissionais: “Nosso papel é garantir que essas necessidades sejam tratadas dentro da legalidade e da responsabilidade fiscal”, afirmou. Dantas também destacou que “a criação de novos cargos, como o de odontologista, requer a elaboração de uma legislação específica para ampliar o quadro de servidores do IML”.

Ao encerrar a audiência, Eduardo Ribeiro enfatizou a importância da audiência para salientar o compromisso do governo com o fortalecimento da polícia técnica, sublinhando as ações mencionadas pelo secretário Ricardo Brandão, e defendeu a autonomia financeira e administrativa do IML. O parlamentar ainda parabenizou o corpo técnico do instituto e os peritos criminais presentes, afirmando: “Vocês têm sido verdadeiros guerreiros em benefício da sociedade”. Ao final, o parlamentar se colocou à disposição para discutir mais encaminhamentos junto ao governo do Estado e soluções para as questões apresentadas durante a audiência.




The post Em audiência pública na Aleac, governo reafirma compromisso e ações para o fortalecimento da polícia técnica appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Maria Beltrão, do ‘É de Casa’, surpreende ao cantar Eminem no ‘Lady Night’

Maria Beltrão participou do ‘Lady Night’ e surpreendeu a...

Maria Flor ‘julga’ dança de Rafa Uccman e reação diverte seguidores

Maria Flor, filha de Virginia, não conseguiu disfarçar sua...

André Luiz Frambach pede novamente Larissa Manoela em casamento

André Luiz Frambach surpreendeu Larissa Manoela durante a viagem...

Ivete dá ‘bronca’ em fã que fumava cigarro eletrônico e pede para ele jogá-lo fora

Durante sua apresentação na micareta ‘Folianópolis’, Ivete Sangalo chamou...

Flamengo negocia renovação com o volante Evertton Araújo

O Flamengo negocia a renovação de contrato com o...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo