quarta-feira, 28 maio, 2025
26.3 C
Rio Branco

Israel ordena corte do fornecimento de eletricidade na Faixa de Gaza

O ministro da Energia de Israel, Eli Cohen, confirmou neste domingo que o país ordenou o corte do fornecimento de eletricidade na Faixa de Gaza.

 

Eli Cohen disse ter dado instruções à Israel Electric Corporation para cortar imediatamente o fornecimento de eletricidade no enclave.

“Utilizaremos todos os meios ao nosso alcance para que todos os reféns retornem e garantiremos que o Hamas não estará em Gaza no ‘dia seguinte'”, afirmou em uma declaração em vídeo.

Esse corte já era uma possibilidade, uma vez que, em um momento em que não há acordo sobre uma segunda fase do cessar-fogo, Israel pretende implementar uma série de medidas para aumentar gradualmente a pressão contra o Hamas.

O The Wall Street Journal já havia noticiado que o governo israelense pretendia cortar a eletricidade e a água na Faixa de Gaza.

O Hamas reiterou na quinta-feira seu compromisso com as negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo, diante do aparente impasse nas negociações indiretas com Israel.

A parte israelense defende a extensão da primeira fase do acordo até meados de abril e exige a “desmilitarização total” da Faixa de Gaza, a saída do Hamas do território e o retorno dos últimos reféns antes da próxima etapa.

O Hamas, por sua vez, exige a implementação da segunda fase do acordo, que deveria levar a um cessar-fogo permanente, e insiste em permanecer na Faixa de Gaza, onde governa desde 2007.

Na primeira fase, que terminou em 1º de março, após 42 dias em vigor, 33 reféns israelenses (oito dos quais mortos) foram libertados em troca de quase 1.800 prisioneiros palestinos detidos em Israel.

Ainda permanecem 59 reféns sob posse do Hamas, dos quais Israel suspeita que 35 estejam mortos.

O Hamas atacou o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas e capturando 251.

Em resposta, Israel lançou um ataque em grande escala na Faixa de Gaza, matando mais de 48.000 pessoas, a maioria civis, segundo números das autoridades locais controladas pelo Hamas, destruindo grande parte do enclave palestino, que enfrenta uma grave crise humanitária.

Leia Também: Serviço Secreto dos EUA atira em homem armado perto da Casa Branca

Mais Lidas

Saiba quais famosos são Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová defendem pontos de vista cristãos...

Mulher que afirma sexo com Neymar segue presa após audiência de custódia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Nayara Macedo, conhecida como...

Reta final da temporada europeia já tem times garantidos na 1ª divisão

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A reta final da...

INSS começa a devolver descontos indevidos a aposentados e pensionistas

A partir desta segunda-feira (26), o Instituto Nacional do...

Oposição à proteção ambiental tenta silenciar Marina, diz analista

Na avaliação de cientistas políticas consultadas pela Agência Brasil,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo