quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Pedro Longo comemora decisão que garante estabilidade a servidores do IGESAC e propõe mudança para regime estatutário

ALEAC

 

Na sessão desta quarta-feira (25) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo (PDT) trouxe uma importante notícia para os 817 servidores do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (IGESAC). Segundo o parlamentar, o Procurador da República, Joaquim Cabral da Costa Neto, emitiu um parecer que garante a legalidade da Lei Estadual 3.779, de 2021, que reconhece a estabilidade dos trabalhadores admitidos após concurso público.

Os servidores, que atuam em diversas áreas essenciais da saúde, como enfermagem, odontologia e serviços gerais, estavam em um quadro de extinção e, desde 2021, aguardavam uma decisão definitiva sobre a legalidade da sua contratação. O deputado lembrou que a lei, da qual foi relator, foi questionada em várias instâncias, incluindo o Tribunal de Justiça do Acre e o Ministério Público Federal. “Finalmente, esses trabalhadores podem ter a certeza de que seus direitos foram preservados, sendo reconhecidos como servidores públicos”, destacou.

Pedro Longo também enfatizou a importância histórica da mudança no processo de contratação do antigo Pró-Saúde, que passou a exigir concurso público após 2009. O parecer do Procurador da República destacou que, apesar de o IGESAC possuir natureza jurídica de direito privado, ele opera como uma autarquia ou fundação pública, devido à forte participação do Estado na sua gestão e custeio. “Esse entendimento confirma o que sempre defendemos nesta Casa: que esses servidores devem ter seus direitos assegurados”, disse o parlamentar.

O deputado aproveitou a oportunidade para sugerir um debate sobre a possível mudança de regime dos servidores do IGESAC, que atualmente são contratados no regime celetista. Longo propôs que eles sejam enquadrados no regime estatutário, o que permitiria que suas contribuições passassem a ser feitas para o Acre Previdência, em vez do INSS. “Isso ajudaria a reduzir o déficit previdenciário do Estado, além de garantir mais segurança para esses trabalhadores”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

O post Pedro Longo comemora decisão que garante estabilidade a servidores do IGESAC e propõe mudança para regime estatutário apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo