sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Governador Gladson Cameli defende união para enfrentamento às queimadas em reunião com ministros do governo federal

A união dos entes federativos em busca de solução para o enfrentamento aos impactos climáticos e às queimadas foi defendida pelo governador Gladson Cameli na reunião de governadores com ministros, realizada nesta quinta-feria, 19, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Governador Gladson Cameli durante reunião de governadores e ministros, no Palácio do Planalto, para tratar sobre enfrentamento às queimadas no País. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Com união, podemos dar respostas mais rápidas para a população”, explicou o governador, lembrando que no Acre a situação é crítica.

“Além do problema ambiental, é um problema de saúde para a população” explicou o gestor, ressaltando o diálogo existente entre o governo do Acre com o governo federal, por meio dos ministros, que têm se colocado a disposição para ajudar.

O encontro reuniu diversos ministros como Rui Costa, da Casa Civil; Marina Silva, do Meio Ambiente; Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; e Simone Tebet, do Planejamento.

Encontro reuniu diversos governadores e ministros para tratar de soluções para quemadas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado. Foto: Dilma Tavares/Repac

Recursos

No encontro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou para a próxima semana a liberação, pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), de R$ 400 milhões para uso pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar na região.

Os recursos, lembrou ele, se juntam aos R$ 514 milhões para combate a incêndios na região, recém-liberados. Parte do valor será para atuação das Forças Armadas e da Força Nacional na região.

Auxílio

Para Gladson Cameli, recursos são primordiais para estados, como é o caso do Acre, que sofre com os impactos climáticos como a recente e histórica inundação e a seca prolongada que ocorre atualmente e causa grave crise hídrica. “Hoje é seca e amanhã é enchente”, reforçou.

Ao chegar a reunião e responder perguntas da imprensa, o governador também defendeu como uma das soluções a unificação dos trabalhos das forças de segurança, conforme já ocorre no Acre.

“A unificação das polícias é essencial, o trabalho conjunto, é uma ação que nós, do governo do Acre, já estamos fazendo”, disse, explicando que as ações de combate às queimadas envolvem a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Exército, e as forças policiais do estado.

Gladson Cameli defendeu o trabalho unificado das forças ambientais e de segurança entre as soluções no enfrentamento às queimadas, medida que jvem ocorrendo no estado. Foto: Dilma Tavares/REpac

“Nas regiões que estavam apresentando maior incidência de queimadas, toda a equipe ambiental, da polícia ambiental, do sistema público de segurança, está agindo para coibir, respeitando o que está na Constituição”, afirmou o chefe do Executivo acreano.

O governador disse acreditar também como solução, o aumento da pena para quem pratica incêndio criminoso. “Tudo o que for irregular, temos que punir, temos que respeitar a Constituição”, assegurou.

The post Governador Gladson Cameli defende união para enfrentamento às queimadas em reunião com ministros do governo federal appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo