domingo, 29 dezembro, 2024
25.3 C
Rio Branco

Acre participa de congresso sobre cidadania digital

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) realiza, em Brasília (DF), o Congresso da Cidadania Digital. O evento reúne representantes de vários estados do país e conta com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal e Receita Federal, entre outros órgãos.

Acre participa do Congresso da Cidadania Digital. Evento segue até esta quarta-feira, 18, na capital federal. Foto: Wesley Moraes/Repac

A nova carteira de identidade nacional (CIN) é o principal assunto debatido no encontro nacional. Durante a abertura do congresso, na noite de segunda-feira, 16, a ministra Esther Dweck destacou a relevância do documento para a população.

“Pela primeira vez, as pessoas poderão contar com um documento único, integrando o físico e o digital, em todo o Brasil, com dados biométricos cadastrados e armazenados de forma segura, e com a possibilidade de poderem se identificar sempre que precisarem do poder público e terem seus pleitos atendidos de forma muito mais rápida graças a todas as outras frentes do Governo Digital”, afirmou.

O Acre é destaque nacional na implantação e emissão da carteira. O estado foi o primeiro do país a implementar o sistema e, proporcionalmente, é o segundo que mais expediu o documento. Atualmente, cerca de 21,23% dos acreanos possuem a nova identidade.

Fernanda Weber, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), e Júnior César da Silva, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, representam o estado no evento. Foto: Wesley Moraes/Secom

“Estamos trabalhando em todo o estado para levar cidadania não só para a população das cidades, mas também aos povos da floresta, ribeirinhos, indígenas e pessoas privadas de liberdade. Não tenho dúvidas que vamos seguir avançando ainda mais para que a nova carteira possa chegar a todos”, frisou Júnior César da Silva, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, durante participação no evento.

A chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fernanda Weber, também participa do congresso.

“Tive a oportunidade de participar dos projetos pioneiros da nova carteira de identidade, que na época se chamava RIC, e da implantação da carteira funcional da Polícia Civil. É muito gratificante ver o avanço e o fortalecimento desta iniciativa em prol da cidadania”, enfatizou.

The post Acre participa de congresso sobre cidadania digital appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Grêmio anuncia Gustavo Quinteros como novo técnico

Depois de quase ser atravessado pelo Atlético Mineiro na...

Volta Redonda anuncia contratação de Chay

O Volta Redonda anunciou, na tarde deste sábado (28),...

Corinthians se despede de trio medalhista de prata em Paris

O Corinthians se despediu de três importantes jogadoras para...

Unicef: 2024 foi um dos piores anos na história do Fundo para crianças em conflito

Agência da ONU diz que esse não pode ser...

ONU fecha parceria com Áustria para fortalecer turismo sustentável

Em comunicado, Organização Mundial do Turismo lembra que país...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo