quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Deracre, Corpo de Bombeiros e Imac unem forças contra queimadas em Cruzeiro do Sul

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), na sexta-feira, 13, uniu esforços com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) para enfrentar o avanço das chamas no ramal do Gama, em Cruzeiro do Sul.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou a importância da colaboração entre as instituições: “O trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Instituto de Meio Ambiente do Acre é essencial para enfrentar a atual crise de queimadas. Estamos comprometidos em usar todos os recursos disponíveis para proteger nossa floresta e garantir a segurança das comunidades afetadas. A construção de aceiros é uma estratégia. Mobilizamos nossa equipe e equipamentos para dar suporte”.

Deracre, Corpo de Bombeiros e Imac unem forças contra queimadas em Cruzeiro do Sul | Cidade AC News – Notícias do Acre
Equipe do Corpo de Bombeiros combate as chamas com apoio das máquinas e equipes do Deracre. Foto: Ascom/Deracre

O gerente da Macrorregional II da autarquia em Cruzeiro do Sul, José Mauri Barboza, informou que uma equipe e máquinas foram mobilizadas para auxiliar o Corpo de Bombeiros e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) na construção de aceiros. Aceiros são faixas de terreno desprovidas de vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo, especialmente em áreas propensas a incêndios florestais. Esta técnica é fundamental para a contenção das queimadas.

Deracre, Corpo de Bombeiros e Imac unem forças contra queimadas em Cruzeiro do Sul | Cidade AC News – Notícias do Acre
Ações coordenadas entre Deracre, Corpo de Bombeiros e Imac ajudam a controlar o fogo e proteger a floresta e comunidades locais. Foto: Ascom/Deracre

“O fogo foi controlado na região do ramal do Gama e utilizamos a técnica de construção de aceiros, que desempenham um papel na prevenção e combate a incêndios florestais, funcionando como linhas de defesa que ajudam a salvar vidas, proteger propriedades e preservar a floresta”, explicou Barboza.

A remoção da vegetação cria uma barreira física que reduz a quantidade de combustível disponível para o fogo, dificultando sua propagação e protegendo áreas agrícolas e residenciais. A diminuição do material inflamável também reduz a intensidade das chamas, facilitando o trabalho dos bombeiros para controlar ou extinguir o fogo.

The post Deracre, Corpo de Bombeiros e Imac unem forças contra queimadas em Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo