quinta-feira, 19 setembro, 2024
29.3 C
Rio Branco

Gonzaga e Nicolau propõem criação da Semana da Cultura Peruana no Acre para estreitar laços comerciais com país vizinho

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), liderada pelo presidente, deputado Luiz Gonzaga, e primeiro-secretário Nicolau Júnior, apresentou um projeto de lei (PL) que institui a Semana da Cultura Peruana no Estado do Acre, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de julho. O PL será apresentado nesta quarta-feira (11) aos demais parlamentares para avaliação e, posteriormente, votação.

Na terça-feira (10), Gonzaga e Nicolau receberam o cônsul do Peru no Acre, Pedro Alberto Mário Rubin Heraud, para anunciar o projeto de lei visando a criação da Semana da Cultura Peruana. O cônsul se mostrou entusiasmado com a ideia e agradeceu ao Legislativo pela iniciativa de incentivar a boa relação entre os dois países.

O PL tem como objetivo promover a integração cultural entre Acre e Peru, valorizando as tradições, costumes e manifestações culturais do povo peruano; fomentar o intercâmbio cultural, artístico e turístico entre o Acre e o Peru, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre os povos; divulgar e incentivar o conhecimento da cultura peruana entre os acreanos, através de atividades culturais, artísticas, gastronômicas, comércio, educacionais e esportivas; e estimular a realização de eventos, palestras, exposições, oficinas e demais atividades que celebrem e promovam a cultura peruana no Acre.

De acordo com Luiz Gonzaga, que tem como uma das bandeiras de mandato o desenvolvimento econômico do Acre através do comércio bilateral entre Acre e Peru, a Semana da Cultura Peruana no Acre impulsionará ainda mais a parceria comercial entre os dois países.

“Há tempos lutamos pela integração comercial entre Acre e Peru e nada mais justo do que fomentar a cultura peruana entre os acreanos. Somos vizinhos e estimular a cultura peruana no Acre representa gerar desenvolvimento com a vinda de empresários e moradores do país vizinho para investirem no Acre gerando mais emprego e renda ao povo acreano. Além disso, o Peru já reconheceu no Acre um importante aliado comercial e essa parceria precisa ser estreitada ainda mais com eventos culturais e turísticos”, disse o presidente da Aleac.

Vale ressaltar que o Legislativo acreano e governo do Estado têm trabalhado para estreitarem ainda mais os laços comerciais entre Acre e Peru. Gonzaga tem participado de inúmeras agendas no país vizinho para debater o comércio bilateral já que o Acre é uma importante rota comercial e um potencial exportador de produtos agrícolas.

Recentemente, representantes do governo peruano estiveram em Rio Branco para discutir com o presidente da Aleac e secretários de Estado uma parceria comercial entre os dois países através do mais novo porto a ser construído em Arequipa, no Peru, o Porto das Américas, que terá o Acre como parceiro comercial como porta de entrada ligando o Peru ao restante do Brasil.

O post Gonzaga e Nicolau propõem criação da Semana da Cultura Peruana no Acre para estreitar laços comerciais com país vizinho apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Acre participa do 1º Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança do...

Força Nacional chega ao Acre para atuar no combate às queimadas

A partir desta quinta-feira, 19, o Acre receberá o...

Instituições intensificam ações de combate ao desmatamento e às queimadas no Acre

Equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo