quarta-feira, 19 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Anya Taylor-Joy diz por que se rendeu aos filmes de ação e lança ‘Entre Montanhas’

(FOLHAPRESS) – No filme “Entre Montanhas”, a atriz Anya Taylor-Joy interpreta Drasa, atiradora profissional que fica de vigia na beira de um precipício onde mora algo perigoso e desconhecido. É a sua primeira protagonista depois de “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, filme de ação em que a atriz também faz uma guerreira implacável e boa de tiro.

 

Lançados com menos de um ano de intervalo, os longas representam uma mudança de rota na carreira de Taylor-Joy, antes afeita às produções de caráter mais autoral. Seu primeiro grande trabalho foi no terror independente “A Bruxa“, de 2015, cinco anos antes de ela ganhar projeção mundial com a minissérie de drama “O Gambito da Rainha“.

A atriz seguiu carreira em “Noite Passada em Soho” e “O Menu“, filmes de suspense que recusam os estereótipos do gênero e buscam a estranheza. Ela é também uma das figuras centrais de “O Homem do Norte“, do diretor Robert Eggers, conhecido por tomar rumos menos comerciais nas suas tramas.

“Não foi uma escolha consciente”, afirma Taylor-Joy em conversa com jornalistas. “Tem a ver mais com o momento que estou vivendo. É prazeroso estar em filmes de grande orçamento, mas também me divirto fazendo os de espírito independente. Além disso, eu me envolvi com ‘Entre Montanhas’ enquanto lançava ‘Furiosa’, então estava me sentindo preparada fisicamente para mergulhar nesse filme.”

Seu mergulho foi metafórico, claro, mas ele diz muito sobre a trama da sua personagem. Drasa, afinal, precisa fazer de tudo para que nada nem ninguém salte ou escape no abismo que guarda. Ela vive um marasmo até ser interrompida por Levi, personagem de Miles Teller, agente de elite que é escalado para ficar de sentinela no lado oposto do desfiladeiro. Os dois, que não sabem por que foram postos ali, arranjam um jeito de se comunicar e logo se apaixonam.

Teller seguiu um caminho parecido com o que Taylor-Joy toma agora. Ele explodiu há 11 anos com “Whiplash“, drama vencedor de três Oscar, e a partir de então passou a ser considerado uma das promessas de Hollywood.

Mas Telles perdeu prestígio aos poucos. Como sua atual parceira de cena, ele passou a fazer muitos filmes de ação, mas não fez as melhores escolhas -caso da saga “Divergente“, que foi cancelada após virar fracasso de bilheteria, e o “Quarteto Fantástico” de 2015, que tampouco agradou.

“Entre Montanhas” é, então, sua nova chance no gênero. Esse é um filme de ação, por essência, mas também de mistério, de romance e que flerta ainda com a ficção-científica. Virou um caldeirão de elementos que o diretor Scott Derrickson usou em trabalhos anteriores -ele comandou, por exemplo, o fantasioso “Doutor Estranho“, da Marvel, e o filme de terror “O Telefone Preto“.

“Nunca tinha visto um roteiro que brincasse tanto com as ideias de gênero, e isso foi uma das razões pelas quais eu quis tirá-lo do papel”, diz. “Achei que isso por si só era criativo, e que tudo bem se os elementos do filme não fossem exatamente originais”. Com o projeto em mãos, Derrickson tomou a frente do texto para reescrever a mitologia por trás daquilo que ameaça escapar do abismo. Disse que queria algo mais autêntico do que a ideia inicial.

Os segredos de “Entre Montanhas” só poderão ser descobertos nas televisões, nos celulares, nos tablets, ou em qualquer aparelho que comporte o streaming da Apple. É difícil não ter a sensação que o filme se beneficiaria das salas de cinema -tem cenas de ação ambiciosas, filmagens em paisagens amplas, e um turbilhão de efeitos visuais.

“Ver filmes no cinema é uma experiência melhor, mas também gosto da ideia de levar filmes ao streaming”, diz Derrickson. “Se ‘Entre Montanhas’ fosse lançado em milhares de salas de cinema eu ficaria ansioso pensando que ele seria considerado um fracasso caso não rendesse nas bilheterias. O que é um absurdo, e por isso o streaming é um benefício.”

ENTRE MONTANHAS
Quando Estreia nesta sexta (14) no Apple TV+
Classificação 14 anos
Elenco Anya Taylor-Joy, Milles Teller e Sigourney Weaver
Produção Estados Unidos e Reino Unidos, 2025
Direção Scott Derrickson

 

Mais Lidas

Prefeitos de todo o país se reúnem a partir desta terça em Brasília

Começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta (13), em...

Prefeitura de Assis Brasil leva vacinação às comunidades do Ramal Icuriã

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria...

Prefeitura de Assis Brasil Inicia Formação para Professores da Zona Rural no Ano Letivo de 2025

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo