domingo, 26 janeiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

EUA prendem 538 imigrantes e fazem primeiras deportações após decretos de Trump

Na primeira leva de operações mirando imigrantes em situação irregular no país da era Trump, os Estados Unidos prenderam 538 pessoas, segundo um relatório da Casa Branca divulgado na noite de quinta-feira (23).

A nova porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o governo norte-americano também já deportou “centenas” de pessoas. Sem especificar a quantidade e para onde os deportados foram enviados, Leavitt disse apenas que as deportações foram feitas em aeronaves militares.

“O governo Trump prendeu 538 imigrantes ilegais criminosos” e ‘deportou centenas’ deles “em aviões militares”, disse a nova porta-voz. “A maior operação de deportação em massa da história está em andamento. Promessas feitas. Promessas cumpridas”.

Leavitt não especificou, no entanto, para onde foram destinados os deportados — o processo de deportação costuma ser demorado e envolve a existência prévia de acordos bilaterais ou negociações com o país de origem dos deportados.

No Brasil, a Polícia Federal disse que um voo com cidadãos deportados dos EUA — o primeiro para o Brasil da gestão Trump — chegará a Belo Horizonte na noite desta sexta.

Uma reportagem do jornal “The New York Times” publicada nesta sexta-feira (24) afirma que o governo Trump concedeu a autoridades da Agência de Imigração e Fronteiras dos EUA (ICE, na sigla em inglês) o poder de fazer deportações instantâneas — ou seja, devolver para o território mexicano indivíduos que acabaram de entrar, o que, pelas leis internacionais, é proibido —, o que pode ter acelerado o processo.

A Casa Branca alegou que todos os imigrantes detidos na megaoperação de quinta-feira já tinham algum tipo de condenação na Justiça norte-americana. Na maioria dos casos, as condenações foram sentenciadas há poucos dias.

A condenação de imigrantes ilegais não necessariamente justifica, pela lei, a deportação deles, apenas a detenção — a devolução a seus países depente da gravidade do crime, de um pedido de extradição do país de origem ou de se o processo de avaliação de se esse indivíduo teria direito ao visto de refugiado foi reprovada.

Mais Lidas

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 Imagem: Rede Social Por Gontran Neto   FISCAIS E POLÍCIA Em Cruzeiro do Sul, um...

Com apenas uma balsa, veículos chegam a esperar 4 horas por travessia no Rio Caeté

Um pesadelo. É o que estão enfrentando os motoristas...

Tarauacá terá show de Wanderley Andrade após sete anos sem carnaval

Após um longo período sem eventos carnavalescos organizados pela...

Lotérica em Tarauacá foi alvo de assalto, e aproximadamente R$ 17 mil foram subtraídos durante a ação

No final da tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro,...

Colisão entre carro e moto deixa jovens em estado grave em Porto Acre

Dois adolescentes ficaram gravemente feridos na tarde deste sábado...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo