terça-feira, 7 janeiro, 2025
24.3 C
Rio Branco

Mais um deslizamento de terra é registrado na região da passarela Joaquim Macedo

agazeta.net

Houve mais um deslizamento de terra na área do Novo Mercado Velho nesta quinta -feira (3). A empresa contratada pelo Departamento de Estrada e Rodagem do Acre (Deracre), segue colocando torres de escoramento para evitar que a passarela possa cair.

A terra e o concreto que ficavam na cabeceira foram levados pelas chuvas, fazendo com que a estrutura pendesse para um dos lados. Para evitar o deslocamento do pilar afetado pela erosão, a empresa está colocando estacas de aço, prendendo a parte mais funda e segura do solo.

Quando o rio Acre chegou a 11 metros e 54 centímetros, em 29 de dezembro, afetou diretamente a contenção, levando mais camadas do solo. O barranco continua em movimento e os serviços são complexos para evitar que a passarela possa cair. De acordo com a direção do Deracre, o risco da passarela cair agora é bem menor por causa daqueles apoios provisórios, mas o solo só será trabalhado quando o rio conseguir se estabilizar e isso vai demorar porque até o mês de abril fica o sobe e desce das águas.

Agora para trabalhar o barranco vai ter que esperar o período de estiagem quando tudo estiver completamente seco. A direção do Deracre informou que nessa época do ano serão normais as movimentações do solo nessa região, mas a execução dos serviços não será alterada. A proposta agora é agilizar o levantamento das torres e antes de mais uma cheia do rio. Assim quando a água subir a passarela estará mais segura.

Por telefone, o engenheiro Ronan Neto do Deracre informou que a empresa contratada também vai colocar estacas de ferro chamadas de pranchas no solo. Assim vão conseguir estabilizar o terreno e deixar a passarela com menos riscos de desabar.

“Portanto essa movimentação não alterou em nada a programação da nossa execução e ainda os serviços que nós estamos executando. Dentre esses serviços nós acabamos de concluir o primeiro apoio provisório de respaldo de segurança da passarela, estamos executando os outros dois com os andaimes tubulares e a estrutura tubular metálica. Juntamente com isso, nós iniciamos o serviço de escavação para estabilização do solo, o macaqueamento da estrutura. Nós estamos chumbando as estacas auxiliares em torno dos blocos existentes.”, destaca.

Outra etapa da obra é cercar o canteiro para evitar acidentes com pedestres e ciclistas que se aventuram pelo calçadão e muitas vezes descem ao local do desbarrancamento.

Matéria produzida pelo repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta.

Mais Lidas

Andrea Beltrão exalta Fernanda Torres após prêmio no Globo de Ouro

A atriz Andrea Beltrão, que protagonizou a série “Tapas...

Karol Conká aparece nos bastidores das gravações das Bodas de Prata do bbb25

Karol Conká surgiu nos bastidores das gravações da sua...

Goleada de mão cheia confirma Palmeiras na segunda fase da Copinha

Sem precisar fazer muita força, e aproveitando bem as...

Ex-capitão do Santos, Alison fecha com o Londrina

Ex-capitão do Santos e vice-campeão da Libertadores de 2020...

Pouco criativo, Athletico bate Mazagão e confirma vaga no mata-mata

O Furacão comandou completamente o confronto frente ao Mazagão,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo