quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Trump diz não estar preocupado com ação militar da China em Taiwan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nessa segunda-feira (29/12), que não está preocupado com os exercícios militares da China ao redor de Taiwan e disse manter um ótimo relacionamento com o presidente chinês, Xi Jinping.

Durante coletiva de imprensa realizada ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Trump foi questionado sobre as ações militares da China.

“Tenho um ótimo relacionamento com o presidente Xi, e não acredito que ele vá fazer isso (atacar Taiwan). Nada me preocupa”, afirmou Trump.

A China lançou foguetes ao redor de Taiwan pelo segundo dia de exercícios militares, em uma simulação de bloqueio de áreas estratégicas, com ataques a alvos no mar, na manhã desta terça-feira (30/12).

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan informou que detectou 130 aeronaves chinesas.

Segundo o governo de Taiwan, o braço armado da China, o Exército de Libertação Popular (ELP), está ao redor da ilha, com 14 embarcações da Marinha. Das 130 aeronaves detectadas, 90 cruzaram a linha mediana e entraram nas Zonas de Identificação de Defesa Aérea (Adiz) do norte, centro, sudoeste e leste de Taiwan.

As tensões entre China e Taiwan se intensificaram nas últimas semanas após um comentário feito pela primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, que afirmou que Tóquio reagirá militarmente caso a China avance sobre Taiwan, o que provocou uma prolongada discussão diplomática entre os dois países.

Venda de armas

A movimentação chinesa ocorre após os Estados Unidos aprovarem um pacote de venda de armas para Taiwan, avaliado em mais de US$ 11,1 bilhões, que reforça a capacidade de defesa da ilha. O acordo é considerado o maior já destinado ao território.

O pacote inclui obuseiros autopropulsados e equipamentos como sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade, sistemas de mísseis guiados por fio com rastreamento óptico e lançados por tubo, além de software, aparelhos e serviços para rede de missão tática. A China se manifestou contra a venda.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo