quarta-feira, 17 dezembro, 2025

Com decisão judicial favorável, Alexandre Frota é reintegrado ao cargo de vereador na Câmara de Cotia

Uma ordem judicial de caráter provisório garantiu o retorno de Alexandre Frota (PDT) à Câmara Municipal de Cotia, recolocando o parlamentar no exercício do mandato após semanas de impasse jurídico. A decisão foi comunicada oficialmente ao Legislativo nesta última segunda-feira (15/12), como divulgado em nota oficial no site da Casa, obrigando a Câmara a cumprir a recondução enquanto o mérito do processo segue em discussão na Justiça. Ao portal LeoDias, a assessoria de imprensa de Frota também confirmou a informação, ressaltando que, por volta da 19h desta última terça-feira (16/12), Alexandre já sabia que poderia voltar à Câmara, após ligação da Casa.

O despacho foi assinado pelo juiz Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy, da 3ª Vara Cível de Cotia, no âmbito de um mandado de segurança. Ao conceder a tutela provisória, o magistrado determinou que Frota reassuma imediatamente as funções, entendendo que o restabelecimento de seus direitos políticos exige efeito prático direto sobre o mandato.

Veja as fotos

Reprodução: LeoDiasTV
Alexandre Frota no Programa Flávio RiccoReprodução: LeoDiasTV
Divulgação: Alex Pinners
Alexandre Frota é vereador na Câmara de CotiaDivulgação: Alex Pinners
Divulgação
Alexandre FrotaDivulgação
Divulgação: Câmara Municipal de Cotia
Vereador Alexandre FrotaDivulgação: Câmara Municipal de Cotia
Reprodução: Instagram/@alexandrefrota_oficial
Alexandre FrotaReprodução: Instagram/@alexandrefrota_oficial

Em posicionamento oficial, a Câmara ressaltou que a medida não tem caráter definitivo e ainda pode ser alvo de contestação ou revisão em instâncias posteriores, já que não houve trânsito em julgado. Mesmo assim, enquanto a liminar estiver em vigor, o Legislativo afirma que está obrigado a cumprir integralmente a decisão. “Os setores competentes desta Casa de Leis estão realizando os trâmites internos, bem como a comunicação oficial da medida a quem de direito. Desta forma, Alexandre Frota deve ser reconduzido ao cargo de vereador ainda no dia de hoje, terça-feira, 16 de dezembro”, divulgou a Câmara Municipal de Cotia.

O caso teve origem na cassação do mandato, ocorrida em outubro, após o trânsito em julgado de uma condenação criminal que resultou na suspensão dos direitos políticos do parlamentar. Porém, a decisão posterior reconheceu a prescrição da pena, reativando esses direitos e abrindo a discussão sobre a necessidade de recondução automática ao cargo.

Para a Justiça, ao menos em análise preliminar, não cabe ao Legislativo avaliar o mérito ou a conveniência de uma ordem judicial válida. Apesar do retorno imediato, o processo segue em andamento.

Após a confirmação da decisão, Alexandre Frota comemorou a decisão em seu perfil no Instagram: “Para os que não queriam , para os que trabalhavam contra , eu volteiiiiiii”, escreveu ele nesta quarta-feira (17/12), em uma publicação em que compartilhou notícias sobre a decisão da Justiça.

Mais Lidas

Vice-governadora Mailza reforça diálogo com empresários e anuncia prorrogação do Refis

A vice-governadora Mailza Assis participou, nesta quarta-feira, 17, de...

PF conclui exames de perícia em Bolsonaro; saiba os próximos passos

Os peritos médicos da PF (Polícia Federal) realizaram na...

Aleac aprova criação do Serviço de Loteria do Estado do Acre

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou...

Aleac aprova programa “Acre no Mundo” na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar

Na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, realizada...

Comissões da Aleac se reúnem para deliberar e votar projetos antes do recesso de fim de ano

As comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado do...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo