sexta-feira, 12 dezembro, 2025

Após terceira queda consecutiva, faturamento industrial cai 2,7% em outubro, diz CNI

Saldo positivo acumulado no ano em relação a 2024 passou de 4,6%, em julho, para 1,2%, em outubro; mercado de trabalho da indústria também teve desempenho ruim

O faturamento da indústria encolheu 2,7% em outubro, chegando ao terceiro mês consecutivo de queda, mostram os Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (9). A sequência negativa do indicador nos últimos meses prejudicou o saldo positivo em relação ao ano passado. Até julho, o faturamento acumulava alta de 4,6% em relação a 2024. Agora, nos dez primeiros meses de 2025, o crescimento acumulado é de apenas 1,2% frente ao mesmo período do ano passado.

Indicadores Industriais – Outubro 2025.pdf(508,3 KB)

“Nos últimos meses, a indústria vem sentindo queda mais intensa na demanda por seus produtos. Naturalmente, esse recuo se reflete no faturamento do setor”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

Confira o comentário completo do economista:

Emprego, massa salarial e rendimento médio dos trabalhadores caem

O desempenho do mercado de trabalho industrial também foi negativo em outubro. O emprego caiu 0,3%. Ainda assim, no acumulado de janeiro a outubro de 2025, os postos de trabalho cresceram 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Pela quarta vez consecutiva, a massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores caíram. A massa salarial caiu 0,5% em outubro. Com isso, o indicador acumula queda de 2,4% nos dez primeiros meses de 2025 ante o mesmo período do ano passado. Já o rendimento médio dos trabalhadores recuou 0,3%, fazendo o saldo negativo em relação a 2024 subir para 4,2%.

Horas trabalhadas e UCI sobem

Por outro lado, o número de horas trabalhadas na produção mostrou leve aumento de 0,4% em outubro. Trata-se da segunda alta seguida do indicador, que acumula crescimento de 1,1% nos dez primeiros meses do ano em relação aos dez primeiros meses de 2024.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu de 78,3% para 78,4%. Apesar disso, a UCI média até outubro deste ano é 0,9 ponto percentual menor do que a observada em igual período de 2024.

O post Após terceira queda consecutiva, faturamento industrial cai 2,7% em outubro, diz CNI apareceu primeiro em Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre – FIEAC.

Mais Lidas

Carlos Bolsonaro renuncia a cargo de vereador no Rio após sete mandatos

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL)...

Eduardo Bolsonaro critica fim de punições a Moraes e fala em chance desperdiçada pelo Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) reagiu negativamente à...

Vem aí! Iron Maiden anuncia retorno ao Brasil com show único em SP

O Iron Maiden, um dos maiores nomes da história...

FIFA define estádios das fases finais da primeira Copa dos Campeões Feminina

A FIFA confirmou nesta sexta-feira (12/12) os palcos das...

Taylor Swift desabafa sobre ameaça terrorista em documentário da “The Eras Tour”

Taylor Swift abriu os bastidores da “The Eras Tour”...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo