quarta-feira, 10 dezembro, 2025

Brasileiro criador do “Aedes” que bloqueia dengue é eleito pela Nature


Logo Agência Brasil

O engenheiro agrônomo Luciano Andrade Moreira foi escolhido pelos editores da revista Nature como uma das dez pessoas ao redor do mundo que moldaram a ciência em 2025. Seu nome configura na lista “Nature’s 10”.Brasileiro criador do "Aedes" que bloqueia dengue é eleito pela Nature | Cidade AC News – Notícias do AcreBrasileiro criador do "Aedes" que bloqueia dengue é eleito pela Nature | Cidade AC News – Notícias do Acre

Em associação com outros cientistas, Moreira estuda há mais de uma década o uso da bactéria natural Wolbachia, comum em diferentes insetos, em mosquito Aedes aegypti para bloquear a transmissão de vírus como os da dengue, zika e chikungunya.

Notícias relacionadas:

A técnica desenvolvida a partir da pesquisa é chamada de “Método Wolbachia.” Como demonstrou em artigo assinado em 2009, os mosquitos portadores da bactéria têm menor probabilidade de contrair esses vírus.

Segundo a revista Nature, “os cientistas ainda não compreendem o mecanismo, mas a bactéria pode estar competindo com o vírus por recursos ou estimulando a produção de proteínas antivirais.”

A aplicação do método pode ser decisiva no controle de doenças. Os mosquitos infectados com a bactéria, chamados de wolbitos, ao serem liberados em áreas urbanas e ao se reproduzirem com outros Aedes aegypti reinfectam a bactéria para as novas gerações de mosquitos.

Fábrica de mosquitos

É isso que faz uma biofábrica de mosquitos wolbitos com sede em Curitiba (PR), dirigida por Luciano Andrade Moreira, e criada em parceria entre a Fiocruz, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), uma organização sem fins lucrativos com atuação em 14 países.

Atualmente, o Método Wolbachia faz parte da estratégia nacional de enfrentamento das arboviroses, do Ministério da Saúde, e está em implantação em Balneário de Camboriú (SC), Brasília (DF), Blumenau (SC), Joinville (SC), Luziânia (GO) e Valparaíso de Goiás (GO).

A escolha das cidades é feita pelo ministério considerando indicadores epidemiológicos – a ocorrência de casos de arboviroses em padrões elevados nos últimos anos.

A Revista Nature é uma publicação britânica em circulação desde 1869 e é considerada a revista científica mais citada do mundo. A lista “Nature’s 10” não configura como prêmio ou ranking acadêmico, mas coloca em destaque internacional pesquisadores e iniciativas de impacto.

Em 2023, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) foi incluída na lista pelo trabalho no combate ao desmatamento na Amazônia Legal.

Mais Lidas

Após terceira queda consecutiva, faturamento industrial cai 2,7% em outubro, diz CNI

Saldo positivo acumulado no ano em relação a 2024...

COP30: CNI convoca indústria a contribuir com consulta pública sobre descarbonização

Confederação Nacional da Indústria representa o setor produtivo na...

CNI elenca 24 ações para destravar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático

Estudo aponta avanços, desafios e oportunidades na arquitetura financeira...

Confiança da indústria melhora, mas empresários seguem pessimistas há quase 1 ano

Empresários têm avaliação menos negativa sobre condições atuais. Além...

Ferramenta unifica dados de despesas climáticas no país

Nova ferramenta interativa que vai tornar as informações sobre...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo