sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Edvaldo Magalhães cobra respeito ao compromisso do governo com plano de carreira da Saúde e chama categoria a ocupar a Casa durante votação do orçamento

Durante a sessão desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez um discurso contundente em defesa dos trabalhadores da saúde e denunciou o que classificou como “promessas quebradas, adiamentos sucessivos e atitudes covardes” por parte do governo estadual em relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. A fala ocorreu durante uma forte mobilização dos servidores da saúde e representantes sindicais nas galerias da Casa.

“Uma conversa de covardes, uma conversa de mentirosos”

Ao relembrar todo o histórico de negociações, o oposicionista criticou a postura do governo, que desde o início do ano prometeu apresentar o plano em datas que nunca foram cumpridas. Primeiro, segundo ele, a proposta seria elaborada pela Fundação Dom Cabral, apresentada como “a solução milagrosa” para reorganizar a carreira.

O parlamentar destacou que: As primeiras minutas causaram confusão, injustiças e tensão entre categorias; o debate avançou graças à maturidade dos dirigentes sindicais, não à boa vontade do governo; setembro foi anunciado como “o mês do milagre”, mas terminou sem nenhuma entrega; novembro também passou, sem que a gestão cumprisse a promessa.

Ainda segundo ele, a situação piorou quando representantes oficiais informaram que o plano só seria apresentado em 31 de dezembro. “É querer bater na cara dos trabalhadores da saúde. Dia 31 de dezembro é o dia internacional da despreocupação. Enquanto as pessoas desejam paz para o novo ano, o governo tenta empurrar covardemente a responsabilidade para a última hora”.

Críticas à tentativa de barrar a greve

Magalhães também condenou a atitude do governo de recorrer ao Judiciário para impedir a greve dos trabalhadores. “Que democratas são esses? Que não sabem lidar com greve? Que dizem respeitar a categoria, mas tentam calar sua voz usando a Justiça? ”

Edvaldo ressaltou que, mesmo proibidos de parar, os trabalhadores não estão impedidos de se manifestar, e elogiou a presença maciça da categoria na Aleac.

Convocação para ocupar a Casa na votação do orçamento

O deputado também convocou os servidores a permanecerem mobilizados durante a votação do orçamento estadual, prevista para a semana após o dia 15 de dezembro. “Se o governo diz que vai implantar o plano no ano que vem, então o orçamento tem que trazer o dinheiro para isso. É nessa hora que vamos saber quem é a favor e quem é contra o plano”.

Edvaldo afirmou que os trabalhadores têm o direito de lotar as galerias, acampar na Aleac e acompanhar cada voto dos parlamentares: “Olhar no olho de cada deputado e saber quem votou com vocês e quem votou contra vocês”, disse.

A Aleac deve intensificar as discussões nas próximas semanas, especialmente durante a audiência pública do orçamento e a votação final da lei orçamentária anual, momento que, segundo Edvaldo Magalhães, será decisivo para o futuro do plano de carreira da saúde no Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Ó postagem Edvaldo Magalhães cobra respeito ao compromisso do governo com plano de carreira da Saúde e chama categoria a ocupar a Casa durante votação do orçamento apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo