quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Startups brasileiras desembarcam em Lisboa prontas para conquistar o mercado global

Pelo terceiro ano consecutivo, startups brasileiras embarcam rumo ao Web Summit Lisboa, com apoio de Sebrae, ApexBrasil e outros parceiros. A conferência internacional de tecnologia, inovação e empreendedorismo acontece na capital portuguesa entre os dias 10 e 13 de novembro. Desta vez mais de 300 empresas integram a delegação nacional, com representantes de todas as regiões brasileiras, com destaque para Norte e Nordeste.

Selecionadas por meio de edital de chamada pública, o perfil das empresas inclui representantes dos segmentos de serviços de Tecnologia da Informação (TI), tecnologias e saúde (Healthtech), serviços educacionais (Edtech), entre outras, com mais de 50% lideradas por mulheres.

A Head de Startups do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, explica que a expectativa para 2025 é que as empresas convertam a experiência em negócios concretos. Segundo ela, antes de pisar em solo estrangeiro, as startups participam de duas capacitações focadas em investimento e de uma trilha sobre cultura de negócios e tempo de resposta do ecossistema português.

Startups brasileiras desembarcam em Lisboa prontas para conquistar o mercado global | Cidade AC News – Notícias do Acre
Cristina Mieko acredita que a proatividade das startups faz a diferença no evento | Foto: Divulgação

“O objetivo é que as startups cheguem a Lisboa proativas, com entendimento claro do mercado, prioridades comerciais definidas e um plano de retomada pós-evento, de modo que possam para acelerar negociações no ritmo local e encurtar o ciclo do primeiro contrato”, frisa Cristina Mieko, head de Startups do Sebrae Nacional.

No Web Summit Lisboa, o Sebrae, em parceria com a ApexBrasil, coordenará o Pavilhão Brasil – com dois espaços distintos: um de conteúdo e networking e outro de exposições – que reunirão startups, hubs e parceiros estratégicos do ecossistema de inovação.

Com olho no mercado internacional

No ano passado, a startup MedEOR Medtech, de Santa Catarina, foi umas das empresas brasileiras integrantes da missão. Com tecnologia inovadora, sua solução auxilia profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas e treinadores físicos na avaliação de força muscular e sensibilidade à dor.

Em operação desde 2020, a MedEOR Medtech já vendeu mais de 2 mil equipamentos em todo o Brasil e encontra-se em fase de tração. O diretor comercial de vendas e um dos sócios da empresa, Emílio Wener, conta que a experiência no Web Summit Lisboa foi uma oportunidade de conhecer as demandas do mercado externo, bem começar a se posicionar. Além de conexões internacionais, a startup conseguiu fechar dois negócios.

Nosso equipamento já tem uma aceitação no Brasil e estamos começando a nos posicionar fora do país. Durante os pitches que apresentei o retorno foi muito positivo, principalmente na capacidade da nossa solução de avaliar a sensibilidade à dor.

Emílio Werner, sócio da MedEOR Medtech

Ao longo do último ano, a empresa tem investido na ampliação do portifólio com vistas à demanda internacional. “Já estamos desenvolvendo novos produtos para serem lançados no exterior”, adianta.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo