quarta-feira, 28 janeiro, 2026

SUS, 35 anos: um patrimônio que precisa ser defendido

agencia.ac.gov.br

O Brasil tem muitos motivos para celebrar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que uma política pública, o SUS é um patrimônio coletivo que garante a milhões de brasileiros o direito à saúde. É fruto de uma luta histórica que começou ainda sob a ditadura militar, ganhou corpo na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e se consolidou na Constituição de 1988.

Naquele momento, dois projetos estavam em disputa: o de um sistema universal, gratuito e público, e o de um modelo mercantil, acessível apenas a quem pudesse pagar. Prevaleceu a visão popular e democrática, que assegurou na Carta Magna a saúde como direito de todos e dever do Estado.

A implementação, no entanto, não foi fácil. Regulamentado em 1990, o SUS nasceu cercado de tentativas de enfraquecimento e continua, até hoje, sendo alvo de ataques e subfinanciamento. Apesar disso, consolidou-se como o maior e mais abrangente sistema público de saúde do mundo. Do posto de saúde no interior da Amazônia aos hospitais de alta complexidade nas capitais, o SUS está presente em todas as regiões, do nascimento ao transplante.

É verdade que enfrenta falhas e limitações, mas isso não diminui sua importância. Pelo contrário. A pandemia de Covid-19 escancarou sua relevância ao garantir vacinação em massa e atendimento gratuito, evitando uma tragédia ainda maior.

O SUS não é de um governo ou de um partido. É do povo brasileiro. E, como tal, deveria ser defendido como uma bandeira suprapartidária, construída e fortalecida com ampla participação social. Reconhecer sua importância é também compreender que há um longo caminho a percorrer para aprimorá-lo.

Celebrar os 35 anos do SUS é reafirmar a necessidade de protegê-lo e fortalecê-lo. Afinal, poucas conquistas representam tão bem um pacto civilizatório: a saúde como direito de todos, sem exceção.

Viva o SUS, democrático e participativo!

Osvaldo de Sousa Leal Júnior é presidente do Conselho Estadual de Saúde do Acre

The post SUS, 35 anos: um patrimônio que precisa ser defendido appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo