quarta-feira, 28 janeiro, 2026

PCAC reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

Eliton Muniz – Caboco das Manchetes

A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa ativamente da Operação “Shamar”, uma ação integrada coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que mobiliza todas as forças de segurança do país no combate à violência contra a mulher. A operação, que teve início no dia 1º de agosto e segue até 4 de setembro, realiza hoje o chamado “Dia D”, data escolhida em homenagem aos 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.

PCAC reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar | Cidade AC News – Notícias do Acre
Ações preventivas e repressivas marcam o Dia D da Operação Shamar, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha. Foto: arquivo/ PCAC

Durante a data, a PCAC intensifica as ações repressivas e preventivas em todo o estado, com reforço das unidades policiais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Além das diligências para cumprimento de mandados e prisões, também estão previstas atividades de conscientização e orientação à população, reforçando o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e a punição dos agressores.

“A Operação Shamar é uma demonstração clara de que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade. No Acre, estamos atuando com firmeza e sensibilidade, unindo ações repressivas e preventivas para garantir que cada mulher tenha o direito de viver sem medo. Nosso trabalho vai além da repressão: é também acolher, orientar e proteger. E neste Dia D, em que celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçamos nosso compromisso com a vida e a dignidade de todas as mulheres acreanas”, enfatizou a Juliana De Angelis Drachenberg, responsável pelaa ações da Operação Shamar no Acre.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, trazendo mecanismos mais rígidos para coibir e punir esse tipo de crime.

A Operação Shamar integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública com os estados, unindo forças para ampliar o alcance das ações de proteção e garantir que cada denúncia seja apurada com agilidade e rigor. No Acre, a Polícia Civil reafirma que seguirá firme na missão de reduzir os índices de feminicídio e promover segurança para todas as mulheres.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo