sexta-feira, 10 janeiro, 2025
29.3 C
Rio Branco

Ieptec apresenta experimentos inovadores na Mostra Viver Ciência 2024

Agencia.ac.gov

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) marcou presença na Mostra Viver Ciência, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco. Os experimentos apresentados foram elaborados pelos estudantes e professores dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) Campos Pereira e Roberval Cardoso, destacando projetos inovadores e iniciativas sustentáveis.

Alunos do Curso Técnico em Agronégocio do Cept Campos Pereira, demonstraram o projeto Sala Make. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Cept Campos Pereira apresentou o projeto Sala Make, desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Edificações. A iniciativa foi elaborada em parceria com os professores e está prevista para ser executada no ano letivo de 2025, dentro do curso de Elaboração de Projetos. Durante a Mostra, quatro estudantes demonstraram a concepção e o desenvolvimento do projeto. “Os alunos explicaram como foi feita a concepção do projeto e como eles o elaboraram”, detalhou o professor e supervisor Márcio Paulo de Lima.

Estudantes explicam as etapas de concepção e desenvolvimento do projeto Sala Make. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A estudante Flávia Alencar, visitante da Mostra, elogiou a oportunidade de conhecer as iniciativas do Ieptec. “Eu tinha curiosidade de saber mais sobre os cursos e os projetos que eles desenvolvem, e aproveitei a oportunidade”, comentou.

Atualmente, o Cept Campos Pereira oferece cursos técnicos em Contabilidade, Computação Gráfica, Recursos Humanos e Sistemas de Energias Renováveis. Para 2025, está prevista a inclusão de novos cursos, como Técnico em Defesa Civil, Técnico em Desenho da Construção Civil e Técnico em Comércio Exterior.

Visitantes da Mostra Viver Ciência interagem com os equipamentos do laboratório de solos do Cept Roberval Cardoso. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já o Cept Roberval Cardoso, que oferta o Curso Técnico em Agronegócio, apresentou uma demonstração de equipamentos utilizados para análise de solo. A atividade destacou como os estudantes do curso realizam diagnósticos para determinar as condições do solo, orientando o tipo de cultivo e o momento ideal para plantio.

Equipe do Cept Roberval Cardoso exibe tecnologias utilizadas no curso de Agronegócio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Patrícia Régio, coordenadora administrativa do Cept Roberval Cardoso, comunicou a ampliação da oferta de cursos para 2025, com foco em sustentabilidade. “Nosso objetivo é fortalecer o agronegócio sustentável e expandir as oportunidades para os alunos da rede estadual”, explicou.






Mais Lidas

Meta é notificada no Brasil sobre fim da checagem de fatos e tem 72 horas para responder

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu nesta sexta-feira (10),...

Need for Speed Carbon ganha remaster feito por fã com modo online via mod

Lançado originalmente em 2006 para PS2, PS3, Xbox, Xbox...

Modelos matemáticos revelam 3ª partícula “impossível” na mecânica quântica

Matéria introduzida há menos de dez anos nos currículos...

Ransomware baseado em IA fez mais de 80 vítimas em 1 mês, algumas no Brasil

Pesquisadores da Check Point descobriram um novo ransomware aprimorado...

ONU registra 16 prisões de figuras da oposição às vésperas da posse de Maduro

Portuguesa que lidera missão internacional de investigadores pede libertação...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo