terça-feira, 31 dezembro, 2024
30.3 C
Rio Branco

Inovação e tecnologia são destaques na 10ª Mostra Viver Ciência na em Rio Branco

agencia.ac.gov

A promoção do intercâmbio científico é um dos objetivos que o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), leva para a 10ª edição da Mostra Viver Ciência, aberta na manhã desta quinta-feira, 21, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco.

Oficina de desenvolvimento de jogos eletrônicos incentiva entrada de jovens talentos no mercado de games. Foto: Sabrina Salomon/Seict

A Seict está incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas e inovação tecnológica, apresentando no seu estande uma oficina de desenvolvimento de games e a exposição de jogos eletrônicos elaborados no Acre, além de atividades virtuais que buscam popularizar os segmentos científicos e tecnológicos.

“Quero parabenizar o governo do Estado e o secretário [de Educação] Aberson Carvalho por mais uma edição de sucesso da Viver Ciência. A Seict é mais uma parceira estimulando a prática da inovação, o campo da pesquisa e a qualificação, oportunizando a participação de estudantes e professores nos âmbitos regional e estadual”, disse o titular da pasta, Assurbanípal Mesquita em visita ao evento.

Este ano, a Seict apresenta resultados de uma pesquisa inédita que levantou o perfil do jogador de games em todo o estado. O documento, produzido pela Federação de Games e Tecnologia (Fagt), mostra que 87% da população entre 12 e 60 anos já teve contato com algum tipo de jogo digital. Revela, ainda, que mulheres que moram no interior, em regiões mais isoladas, não têm acesso a esse universo eletrônico.

Biodiversidade, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, está inserida na programação da Mostra Viver Ciência 2024. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O vice-presidente da Fagt, Tiago Birimba, afirmou que a faixa etária que mais joga se encontra entre 12 e 65 anos, sendo que a maioria, 69%, somente por entretenimento. “Se levarmos em consideração que o mercado de games cresce mais do que o da música e do cinema juntos, precisamos incentivar a participação de jovens como desenvolvedores; este evento é uma oportunidade ímpar para a democratização dos jogos eletrônicos”, destacou.

Técnicos da Seict trabalham em parceria com a Fagt e a Jornada de GameDev, na criação e elaboração de jogos eletrônicos, com o intuito de potencializar a atividade inovadora em todo o estado. Para o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre, Ari Palu Junior, o mundo eletrônico pode ser uma alternativa de consumo consciente e outras questões relacionadas a sustentabilidade.

“Este evento é oportuno para divulgarmos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e o tema escolhido este ano aborda questões cruciais relacionadas à biodiversidade, explorando o papel transformador da tecnologia social”, observou.









 

Mais Lidas

Nuuvem: jogos da Steam em promoção com até 90% de desconto; veja!

Adeus ano velho, feliz jogo novo: listamos para você...

Náufrago, o clássico filme de sobrevivência com Tom Hanks, é inspirado em história real?

Lançado nos cinemas em dezembro de 2000, Náufrago (Cast...

Grandes descobertas científicas no espaço em 2024

Em 2024, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço...

Epic Games libera jogão grátis; Resgate ainda hoje (31)

A Epic Games Store segue com sua campanha de...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo