quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Com voto de Petecão, Senado aprova ampliação do número de deputados federais para 531 a partir de 2026

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto de lei complementar que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais a partir das eleições de 2026. A proposta recebeu 41 votos favoráveis, entre eles o do senador acreano Sérgio Petecão (PSD). Outros 33 senadores votaram contra, incluindo os também acreanos Márcio Bittar (União Brasil) e Alan Rick (União Brasil).

O texto aprovado é uma versão modificada do projeto já avalizado pela Câmara dos Deputados em maio deste ano. Relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), o texto previa inicialmente um impacto estimado de R$ 64,6 milhões aos cofres públicos com a criação das novas cadeiras. No entanto, uma emenda apresentada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) foi incorporada ao relatório para proibir qualquer aumento de despesas. Isso inclui verbas de gabinete, cotas parlamentares, passagens aéreas e auxílio-moradia.

De acordo com o texto, os valores orçamentários correspondentes deverão ser mantidos nos patamares de 2025. Está vedada a aprovação de créditos adicionais, remanejamentos, transposições ou transferências orçamentárias. A única exceção permitida será a atualização monetária dos valores mantidos, realizada anualmente a cada sessão legislativa.

A aprovação do projeto foi articulada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que precisou se ausentar da condução da sessão para poder votar a favor da proposta. Como o Regimento Interno do Senado não permite que o presidente da sessão vote, Alcolumbre transferiu a presidência ao senador Nelsinho Trad (PSD-MS) durante a votação.

Pressa por decisão

A análise do projeto ocorreu em regime de urgência, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) feita em 2023, que exigia a revisão, até 30 de junho deste ano, da distribuição das vagas por estado na Câmara dos Deputados com base nos dados populacionais mais recentes.

Segundo a determinação do STF, a redistribuição deveria ser feita com base no Censo Demográfico de 2022, o que manteria o número total de 513 deputados. Contudo, essa redistribuição implicaria a perda de cadeiras por parte de estados que apresentaram redução populacional, ao passo que outros com crescimento demográfico ganhariam representantes.

Para evitar a redução de bancadas em alguns estados, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), articulou uma proposta que mantivesse os atuais representantes dos estados com perda populacional e criasse novas vagas para os que cresceram. Assim, o relator do projeto na Câmara, deputado Damião Feliciano (União-PB), propôs a criação de 18 novas vagas, elevando o total de deputados para 531.

Estados que ganharão novas cadeiras na Câmara:

Pará: +4 vagas
Santa Catarina: +4 vagas
Amazonas: +2 vagas
Mato Grosso: +2 vagas
Rio Grande do Norte: +2 vagas
Paraná: +1 vaga
Ceará: +1 vaga
Goiás: +1 vaga
Minas Gerais: +1 vaga

A nova composição da Câmara terá como base os dados oficiais do Censo 2022, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a proposta determina que esses dados passem por auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e possam ser impugnados por partidos políticos ou representantes jurídicos dos estados.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo