sábado, 13 dezembro, 2025

Senado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo

Senado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo | Cidade AC News – Notícias do AcreSenado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo | Cidade AC News – Notícias do Acre

O texto altera o Código Penal e a Lei de Crimes Hediondos. Pela proposta, o crime de homicídio qualificado, que é punível com reclusão, de 12 a 30 anos, terá sua pena aumentada de um terço à metade quando praticado nas dependências de instituição de ensino e a vítima for pessoa com deficiência ou com doença que acarrete condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental.

A pena será aumentada em dois terços caso o autor seja ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título ter autoridade sobre ela ou, ainda, ser professor ou funcionário da instituição de ensino.

O projeto também torna hediondos os crimes de lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e lesão corporal seguida de morte, quando praticadas nas dependências das instituições de ensino.

Segundo o relator do projeto, senador Fabiano Contarato (PT-ES), pesquisas apontam que os episódios de violência escolar aumentaram substancialmente em um período de dez anos. Em 2013, foram registrados 3.771 casos. Já em 2023, foram 13.117, sendo que metade das ocorrências dizia respeito à violência física. Ao longo desses anos, a curva só foi descendente em 2020 e 2021, quando houve o lockdown em razão da pandemia de covid-19.

“Isoladamente, o recrudescimento da resposta penal aos casos de violência nos estabelecimentos de ensino não vai eliminar esse problema, mas é um importante fator dissuasório, o qual, ao lado de outras medidas, pode contribuir para o enfrentamento dessa alarmante questão”, apontou o senador.

Autoridades

O texto também torna hediondos os mesmos crimes quando praticados contra autoridades ou agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares e também contra membro do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública ou da Advocacia Pública, ou oficial de Justiça, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente, inclusive por afinidade, até o terceiro grau, em razão dessa condição.

Mais Lidas

EUA deixa aviso após remover Moraes de sanções: “Cumpram os compromissos”

Uma reviravolta impressionante deu o que falar nesta sexta-feira...

Ex-BBBs Laís Caldas e Gustavo Marsengo anunciam gravidez do 1º filho: “Surpresa”

Os ex-participantes do BBB 22 Laís Caldas e Gustavo...

Flamengo vence o Pyramids e encara o PSG na final do Mundial de Clubes

O Flamengo confirmou o favoritismo e garantiu vaga na...

Claudia Raia e Edson Celulari posam juntos ao lado dos filhos em Nova York

Claudia Raia surpreendeu ao mostrar um encontro familiar durante...

“A Fazenda 17”: jantar especial agita a reta final do reality com emoção, ciúmes e farpas

A edição desta sexta-feira (12/12) foi marcada por emoção,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo