quinta-feira, 14 novembro, 2024
27.3 C
Rio Branco

Estado intensifica apoio à cafeicultura e leva 15 produtores à Semana Internacional do Café 2024

agencia.ac.gov

Durante os dias 20 a 22 de novembro, o melhor do café acreano marcará presença na Semana Internacional do Café (SIC), evento de grande proeminência que une profissionais e gera oportunidades para a cadeia do café brasileiro, em Belo Horizonte (MG). Tal iniciativa é impulsionada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), com um estande próprio para exposição dos cafés especiais.

Além da estrutura, o Estado levará os 15 primeiros colocados da 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre, o Qualicafé, oportunizando conhecimentos de primeira para os profissionais do setor com palestras, cursos, workshops, pesquisas e degustações orientadas.

Os quinze primeiros colocados da 2ª edição do Qualicafé irão com passagens, hospedagem e alimentação garantidas pelo governo do Acre. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O espaço é uma oportunidade para mostrar ao mercado o potencial do café acreano, conectando diretamente os produtores acreanos com compradores e investidores, aumentando as chances de expansão comercial.

O evento nasceu em 2013 e se consolidou envolvendo profissionais de mais de 30 países em Belo Horizonte. Foto: SIC/Reprodução

O titular da Seagri, José Luis Tchê, ressaltou a importância da participação do Acre no evento: “Queremos proporcionar conhecimento e inovação na cafeicultura acreana, elevando o material produzido em nosso solo. Com essas participações, buscamos valorizar o trabalho de qualidade e trazer visibilidade para os pequenos produtores locais, colocando o Acre em destaque no cenário nacional”.

O secretário de agricultura, José Luis Tchê, destaca o impacto que o Qualicafé e a presença na SIC têm para o Acre, representando um grande salto para a economia local. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Também destacando os avanços conquistados no ramo da cafeicultura, Michelma Lima, coordenadora do Núcleo da Cafeicultura da Seagri, aponta: “Pela primeira vez, o estado tem quatro cafeicultoras entre as vinte finalistas do Concurso Florada Premiada, competição organizada pela empresa Três Corações e voltada a mulheres produtoras. Essa conquista é um marco significativo para o Acre e reforça a excelência dos cafés robustas amazônicos em um evento de visibilidade mundial”.

Com duas edições realizadas, o Qualicafé tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da cafeicultura local. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Com essa ação, o governo do Acre segue fortalecendo a cafeicultura local e consolidando o robusta acreano no mercado nacional e internacional, uma conquista que reflete diretamente nos produtores e nas comunidades.

 

Mais Lidas

Gretchen aparece sem curativos e rebate haters que a chamaram de “fofão”

Após realizar mais um procedimento estético no rosto, Gretchen...

Acre participa da instalação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas do Consórcio da Amazônia Legal na COP29

Na quarta-feira, 13, durante a COP29, realizada em Baku,...

Viih Tube é internada na UTI três dias após dar à luz

Viih Tube foi internada às pressas na UTI da...

Viih Tube conta que o filho quase precisou ir para a UTI após o parto

Viih Tube compartilhou com os seguidores que seu filho,...

Virgínia desabafa sobre a demora de Zé Felipe no banho

A influenciadora, que costuma postar uma foto com a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo