sexta-feira, 3 janeiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

Governo do Acre realiza visita técnica para troca de informações relacionadas a políticas estaduais de restauração e reposição florestal em Rondônia

agencia.ac.gov

A Divisão de Restauração e Reposição Florestal (Dirflor) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) realizou uma visita técnica em Vilhena (RO), com o objetivo de aprimorar as políticas estaduais de restauração e reposição florestal. A agenda ocorreu de 4 a 7 de novembro.

Visita técnica foi realizada para aprimorar práticas de restauração e recomposição florestal. Foto: Divulgação/Sema

Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), a empresa de Gerenciamento Florestal (Gerflor) e os gerentes das Fazendas OCD, Londrina e Americana, as equipes trocaram experiências e conheceram práticas inovadoras no setor.

“Durante a visita, foram apresentados procedimentos e normas vigentes, destacando planos e projetos como o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Acre (Peveg) e o Projeto Recuperar, em implementação pelo governo de Rondônia”, explicou o chefe do Diflor da Sema, Saine Kador.

Saine Kador, da Sema, falou sobre o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Acre (Peveg). Foto: Divulgação/Sema

Os profissionais tiveram acesso a técnicas avançadas para a produção de madeira e resina a partir de florestas plantadas, enfatizando o planejamento da produção aliado à tecnologia e ao conhecimento. Houve destaque para a importância da conservação das áreas de reserva legal e das áreas de preservação permanente, além da adoção de boas práticas para agregar valor à produção, aumentando os benefícios sociais, ecológicos e econômicos.

A cadeia de valor discutida incluiu a venda de créditos de reposição florestal, pagamentos por serviços ambientais utilizando a metodologia Life e a produção de resina e madeira com retornos econômicos superiores a algumas culturas agrícolas e pecuárias. A inclusão de atividades como apicultura e uso de dejetos animais para adubação também foi enfatizada.

A Dirflor propôs parcerias estratégicas com a Sedam e a Gerflor para promover ações que incentivem o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Acre e a recuperação de áreas com passivo ambiental. Foto: Divulgação/Sema

A Dirflor propôs parcerias estratégicas com a Sedam e a Gerflor para promover ações que incentivem o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Acre e a recuperação de áreas com passivo ambiental.

Iniciativa contribuirá significativamente para a população acreana e visa fortalecer as políticas ambientais na região. Foto: Divulgação/Sema

Com a criação de um ambiente fomentador de boas práticas, por meio de políticas transversais que agreguem valor à produção e tragam maiores benefícios à sociedade, a iniciativa contribuirá significativamente para a população acreana e visa fortalecer as políticas ambientais na região.

 

Mais Lidas

Em Gaza, 945 mil deslocados precisam de assistência para se abrigar no inverno

Chuvas, inundações e temperaturas congelantes podem piorar ainda mais...

Brasil é elogiado por colaborar em novo sistema para compartilhar dados da Terra

Estrutura WIS 2.0. foi apresentada pela Organização Meteorológica Mundial;...

Custo da comida em 2024 caiu 2,1% em comparação ao ano anterior

Índice de Preços de Alimentos atingiu 127 pontos em...

Prêmios Steam: Veja todas as categorias e vencedores de 2024

Os Prêmios Steam 2024 foram revelados pela Valve esta...

Pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas após naufrágio em Lampedusa

Criança de oito anos estava entre sete migrantes sobreviventes;...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo