quinta-feira, 14 novembro, 2024
25.3 C
Rio Branco

Ministério da Justiça realiza auditoria final do laboratório de genética do Departamento de Polícia Científica do Acre para o ingresso na Rede Nacional de Bancos de Perfil Genético

Agencia.ac.gov

De 4 a 8 de novembro, Rio Branco recebe uma equipe de auditores do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para realizar a auditoria no Laboratório de Genética Forense, vinculado ao Instituto de Análises Forenses (IAF) e ao Departamento de Polícia Científica (DPC) da Polícia Civil do Acre (PCAC). A inspeção marca a última etapa para o ingresso do Acre na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), um importante avanço para o estado na área da segurança pública e da perícia criminal.

Autoridades e auditores do Ministério da Justiça e Segurança Pública reunidos para a abertura da auditoria no Laboratório de Genética Forense da Polícia Civil do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp.

A reunião de abertura, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 4, contou com a presença de autoridades do setor de segurança e da perícia criminal. Estiveram presentes o subsecretário de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra; o delegado-geral adjunto, Cleylton Videira; o diretor do Departamento de Polícia Científica, Mário Sandro Martins; a diretora do Instituto de Análises Forenses , peritos do laboratório de genética, auditores e a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O delegado-geral adjunto, Cleylton Videira, destacou o esforço conjunto e o comprometimento das equipes envolvidas. “Depois de meses de muito trabalho realizado pelos nossos peritos para ajustar e adequar as condições do laboratório, chegamos à última etapa do processo de certificação. Estamos confiantes na aprovação e certificação do nosso laboratório de genética para ingressarmos na Rede Nacional de Bancos de Perfis Genéticos”, afirmou.

Cleylton Videira, delegado-geral adjunto, destaca o esforço dos peritos na busca pela certificação do laboratório de genética do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp.

O diretor do Departamento de Polícia Científica, Mário Sandro, também comentou sobre a importância do momento para o Acre. “Essa certificação é um marco, não só para o nosso laboratório, mas para todo o sistema de segurança pública do estado. A integração ao banco nacional permitirá um intercâmbio ágil de informações, contribuindo de forma significativa para a resolução de crimes”, disse.

A expectativa é que, com a certificação, o Acre fortaleça suas investigações criminais, integrando-se à RIBPG, o que permitirá o acesso a um vasto banco de dados genéticos, potencializando a solução de casos e trazendo mais segurança para a população acreana.

Mário Sandro, diretor do Departamento de Polícia Científica, reforça a importância do ingresso do Acre na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp.

 

Mais Lidas

Seminário “Autogestão: centros automotivos” além da capital também chega ao interior do Acre

O projeto “Autogestão” expande suas fronteiras e chega ao...

Gretchen aparece sem curativos e rebate haters que a chamaram de “fofão”

Após realizar mais um procedimento estético no rosto, Gretchen...

Acre participa da instalação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas do Consórcio da Amazônia Legal na COP29

Na quarta-feira, 13, durante a COP29, realizada em Baku,...

Viih Tube é internada na UTI três dias após dar à luz

Viih Tube foi internada às pressas na UTI da...

Viih Tube conta que o filho quase precisou ir para a UTI após o parto

Viih Tube compartilhou com os seguidores que seu filho,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo