Os membros da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação do Fórum Empresarial do Acre se reuniu nesta quarta-feira, 30, para debater o andamento das pautas e ações planejadas pelas instituições que compõem a CT.
Foram debatidas, ao menos, seis pautas durante o encontro que teve a participação de representantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), da Empresa Aquiri Valley, do Sebrae/AC, da Embrapa, da Suframa, Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), da Universidade Federal do Acre (Ufac), Energisa Acre, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (STDI), Junta Comercial do Acre (Juceac), da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, também participou do encontro e falou sobre o Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.
A coordenadora Hérika Montilha iniciou a reunião falando sobre a importância das instituições cumprirem os prazos de conclusão das ações planejadas. Em seguida, a coordenadora apresentou as pautas listadas para o encontro:
- Ajustes nas propostas de capacitação em inovação
- Apresentação do Planejamento do Sebrae/AC para 2025
- Programa Centelha 2024
- Mentorias para o ecossistemas
- Chamadas públicas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
- Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia
“Também apresentamos uma agenda que teremos na tarde de hoje sobre do lançamento do Programa Centelha com o Acre participando pela primeira vez. Era o único estado que não fazia parte do programa, que aporta recursos para as startups que estão em fase de realização. Isso é muito bom porque é uma das coisas que mais precisamos para nossas startups locais”, destacou Hérika.