segunda-feira, 18 novembro, 2024
28.3 C
Rio Branco

Acre fala sobre elaboração do Plano Estadual de Biodiversidade em evento paralelo à COP16

Agencia.ac.gov

O Acre mais uma vez foi destaque durante a 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que se iniciou em 21 de outubro e se estende até sexta-feira, 1º, em Cali, na Colômbia.

Por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Estado participou, nesta segunda-feira, 28, do painel Planejamento Integrado em Biodiversidade: EPANB, EPAEBs e EPALBs, durante Abema’s Biodiversity Day, evento realizado paralelamente à COP16.

Acre foi representado pela chefe do Departamento de Biodiversidade da Sema, Marilene Brazil. Foto: João Raphael Gomes/Sema

A representante da comitiva acreana, Marilene Brazil, chefe do Departamento de Biodiversidade da Sema, entre outras temáticas, falou sobre o Plano Estadual de Biodiversidade, que está sendo elaborado pela secretaria.

“Para o Acre é um passo importante, tendo em vista sua história de pioneirismo, de modo que poderemos fazer o acompanhamento das ações para o cumprimento das metas globais para a biodiversidade”, ressaltou.

No painel, com a temática Estratégia do Acre para a Biodiversidade, Marilene frisou que a intenção do plano é oferecer aos governantes e à sociedade acreana uma estratégia de uso e conservação da biodiversidade nativa, de modo que seja possível executar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Plano Acre 10 anos.

Agenda Acre 10 Anos é um plano de longo prazo, que apresenta o caminho a ser trilhado pelo Estado do Acre para se desenvolver, rumo à realização da sua visão de futuro, que é se tornar “uma terra de oportunidades, socialmente justa e ambientalmente sustentável”.

Foi abordada no painel, entre outras temáticas, elaboração do Plano Estadual de Biodiversidade. Foto: João Raphael Gomes/Sema

A chefe do Departamento de Biodiversidade reforçou ainda que, entre as metas a serem alcançadas na execução do plano, algumas já estão em andamento, como a Agenda Acre 10 anos (2022 – 2032), Plano estratégico (2023), criação do Departamento de Biodiversidade (Portaria Sema N° 108), Grupo de Trabalho interno de Biodiversidade (2024), 1ª reunião do GT de Biodiversidade (2024), criação do Comitê Estadual de Biodiversidade (2025) e Decreto do Plano de Biodiversidade do Estado do Acre (2025).

Participaram do painel Diego Medeiros, da Codex, Laura Home, diretora de Proteção de Fauna do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e Marco Antônio Lagos, secretário do Meio Ambiente de Estado de Rondônia.

 

Mais Lidas

Startups acreanas se destacam no Pavilhão Brasil durante o Web Summit Lisboa

- De 11 a 14 de novembro, em Portugal, acontece...

Denzel Washington critica eleições americanas e alerta para a conscientização do eleitorado

Denzel Washington, em uma recente conversa com o The...

Rayan Castro tem cirurgia no pé marcada para 19 de novembro

O ginasta Rayan Castro vai passar por cirurgia no...

Com Flávia Saraiva e Sophia Medina, Liga Nescau chega a Floripa

Estão abertas as inscrições para a última etapa do...

Presidente do Santos espera por resposta de Gabigol, de saída do Flamengo

O retorno do Santos à elite do futebol brasileiro...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo