sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Ministério Público apura supostas irregularidades em contratação para evento público em Acrelândia

O Ministério Público do Estado do Acre instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades em um processo administrativo da Prefeitura Municipal de Acrelândia, relacionado à contratação de empresas para a realização de shows durante as comemorações do aniversário da cidade, previsto para os dias 26 e 27 de abril de 2025. A apuração se baseia no processo administrativo nº 016/2024 e na inexigibilidade nº 005/2024, que tratam da contratação de serviços para apresentações artísticas, incluindo os shows do cantor Gala do Pisero, Trio Furacão e DJ Jonatha Nascimento.

De acordo com a portaria nº 0018/2024/PJC, assinada pelo Promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, o procedimento visa investigar possíveis danos ao interesse público e a possível violação de direitos. O processo de contratação foi fundamentado no Art. 74, inciso II, da Lei de Licitações 14.133/2021. O evento será realizado com infraestrutura de grande porte, incluindo palco de 12×10 metros, som profissional, iluminação especializada e painel de LED.

O Ministério Público considera que os fatos noticiados podem configurar prejuízos ao patrimônio público e enriquecimento indevido de agentes públicos. A apuração será conduzida por meio da requisição de documentos, depoimentos e testemunhas, conforme determinado na resolução nº 28/2012 do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Acre. O Promotor de Justiça determinou ainda que todos os documentos relacionados ao caso sejam juntados ao processo e que as investigações avancem para garantir a legalidade e moralidade administrativa.

Essa apuração tem como base os princípios da Constituição Federal de 1988, que assegura a administração pública sob os princípios de legalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A apuração visa garantir que a contratação dos serviços e a realização do evento respeitem os requisitos legais, sem prejuízo ao erário ou ao interesse público.

O Ministério Público determinou que a medida seja acompanhada por servidores da Promotoria de Justiça Cumulativa, e que todas as provas pertinentes sejam colhidas para a continuidade das investigações. O inquérito civil foi registrado e deverá seguir com a notificação das partes envolvidas para que possam ser ouvidas no decorrer do processo.

O post Ministério Público apura supostas irregularidades em contratação para evento público em Acrelândia apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo