Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que se alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou, na última semana, uma palestra para todos os servidores da instituição, com ênfase no tema, bem como ações de saúde e bem-estar para o público, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do Instituto Socioeducativo (ISE/AC).
Participaram da atividade recreativa realizada pela autarquia, a vice-governadora do Estado e titular da Secretaria de Estado de Assistência e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, acompanhada da secretária adjunta, Amanda Vasconcelos, e da presidente das Empresas Públicas, Ana Paula Lopes.
Além de levar informações sobre o câncer de mama e sobre o câncer do colo do útero, especialmente para mulheres, ofertadas pela Urap Ary Rodrigues, foram oferecidos pela unidade a realização de testes rápidos, aferição de pressão e testes de glicose.
Durante o evento, as servidoras também puderam desfrutar dos serviços de ventosaterapia, auriculoterapia e aromaterapia ofertados pela equipe da SEMSA. Toda a ação teve como intuito promover a conscientização sobre as doenças, além de proporcionar acesso aos serviços de saúde às colaboradoras.
A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da ação promovida pelo instituto. “É preciso estar presente, conhecer as realidades tanto dos nossos setores públicos, dos nossos servidores internamente, no nosso governo, quanto externamente, das nossas populações tão diversas e em lugares tão diferentes que precisam ser olhadas pelo poder público, e nós, gestores, somos responsáveis, por isso é a nossa preocupação, precisamos fazer isso diariamente”, enfatizou.
Durante a atividade, também foi realizada a entrega às gestoras das doações de brinquedos arrecadados pelo Procon/AC para a Campanha “Faça uma Criança Sorrir” da SEASDH.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressaltou que as atividades em comemoração ao Mês do Servidor reforçam o compromisso de promover a conscientização e o cuidado com a saúde dos servidores, principalmente da mulher, por meio da campanha Outubro Rosa.
“Promover essas atividades demonstram uma preocupação da instituição com o bem-estar de nossos colaboradores, reforçando a valorização de seu papel e importância do autocuidado, além de encorajar as servidoras a buscarem preventivamente o acompanhamento médico sem medo”, pontuou.