quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Cérebro controla bactérias intestinais e regula saciedade, diz estudo

Pesquisadores do Hospital Clínic de Barcelona, em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela e a Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, descobriram que o cérebro tem a capacidade de monitorar e alterar rapidamente a composição das bactérias intestinais — em apenas duas horas — influenciando diretamente a sensação de saciedade.

 

Segundo os cientistas, o cérebro se comunica com o intestino para informar se o corpo está com fome ou já se sente satisfeito. A descoberta, divulgada nesta terça-feira (23), abre caminho para estratégias que visem restaurar essa comunicação e, assim, ajudar no controle dos hábitos alimentares.

“Normalmente, as áreas do cérebro que regulam o apetite — como o hipotálamo — se ativam quando temos fome e se desligam quando estamos satisfeitos, funcionando como um interruptor”, explicam os pesquisadores em comunicado à imprensa. “Quando esse sistema está desregulado, como no caso de pessoas com diabetes tipo 2, a sensação de saciedade não é transmitida corretamente, o que contribui para o ganho de peso e a obesidade.”

Durante o estudo, foram utilizadas técnicas genéticas e farmacológicas para analisar as áreas cerebrais responsáveis pelo controle do apetite. Os cientistas observaram que, ao ativar ou inibir essas regiões, a microbiota intestinal reagia de forma imediata, mesmo sem ingestão de alimentos, como se tivesse recebido nutrientes.

Essa resposta das bactérias intestinais, segundo os pesquisadores, envia mensagens ao cérebro indicando que o corpo está saciado — ou, ao contrário, que não recebeu alimento — mesmo sem uma refeição real. Essa comunicação revela um mecanismo complexo e pouco explorado entre o cérebro e o intestino.

A expectativa é que, com base nesses achados, seja possível desenvolver intervenções terapêuticas para restabelecer esse elo entre o sistema nervoso central e a microbiota, o que pode ser fundamental no combate a distúrbios alimentares, obesidade e doenças metabólicas.

Leia Também: Diga ‘adeus’ ao inchaço abdominal com estes cinco alimentos

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo