quinta-feira, 26 dezembro, 2024
21.3 C
Rio Branco

Governo e instituições representativas debatem fomento do turismo no Acre

Agência.ac

Alinhar estratégias de fomento e desenvolvimento do turismo e empreendedorismo no Acre foi o tema do encontro promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com instituições representativas do trade turístico do estado, na manhã desta segunda-feira, 21, em Rio Branco.

Encontro teve como objetivo dialogar sobre estratégias de desenvolvimento do turismo no Acre. Foto: Bruno Moraes/Sete

Participaram da reunião os representantes das instituições: Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-AC), Janete Franklin; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AC), Patrícia Parente; Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih/AC), Diogo Lemos; Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur/AC), Neyla Morais; e presidente do Convention & Visitors Bureau e da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores do Turismo (Febtur/AC), Raimundo Moraes.

Pela Sete participaram o secretário Marcelo Messias; a diretora de assessoramento especial, Núbia Musis; a diretora de Turismo, Sirlânia Venturin; o chefe do Departamento de Turismo, Jackson Viana; a chefe do Departamento de Planejamento, Roberta Castro; e a chefe da Divisão de Projetos e Captação de Recursos, Mariana Rabelo.

Secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, falou sobre a importância de unir o setor interno. Foto: Alice Leão/Sete

“O nosso objetivo é reunir com o trade e ouvir as ideias e as dificuldades de cada setor para que possamos desenvolver projetos de capacitação e fomento do turismo e do empreendedorismo. É termos a iniciativa privada como aliada para desenvolver o nosso estado”, declarou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Entre os tópicos discutidos, foram destacados a apresentação de projetos para o recebimento de apoio de parlamentares, a idealização de um centro de convenções para realização de eventos do turismo, capacitação profissional e a interação de estados e países vizinhos com o turismo multidestino: “Esse ano o turismo avançou muito e a gente precisa saber qual o planejamento do Estado. Cada entidade tem as suas problemáticas, mas o turismo é um só”, apontou o presidente do Convention & Visitors Bureau e representante da Febtur/AC, Raimundo Moraes, sobre a importância da união do trade turístico do Acre.

Capacitação para o desenvolvimento de diversos segmentos do turismo foi um dos tópicos discutidos no encontro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante o encontro, a representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AC), Patrícia Parente, falou sobre a possibilidade de abrir espaços de visitações às produções locais, como a de café, e a necessidade de capacitação de empreendimentos locais para receber eventos no estado: “Precisamos preparar as cidades para receber os eventos, mantendo a atenção aos pequenos detalhes que agregam valor no atendimento ao cliente, como alimentação após as 14h. Precisamos nos unir para desenvolver projetos que envolvam e capacitem hotéis e restaurantes, na capital e no interior, pensando na gente [instituições representativas] como braço para desenvolver o setor”, destacou.

Croa é um dos destinos mais procurados para turismo. Foto: Pedro Devani/Secom

“Temos vendido o Acre como destino turístico para outros estados e países, mas também precisamos focar no interno para estarmos preparados para receber os turistas e grandes eventos que fomentam o setor. Estamos de portas abertas para fazer essa união”, reafirmou o secretário Marcelo Messias, que também mencionou a parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

A representante da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-AC), Janete Franklin, destacou a necessidade de apoiar as empresas que atuam no receptivo de turistas e políticas públicas que possam ser mantidas em diferentes gestões, além da unificação entre Municípios e Estado.

Dialogar e planejar para investir com segurança também foi tópico abordado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Diogo Lemos; e a capacitação e atenção aos guias de turismo foi abordada por Neyla Morais, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Acre.





 

Mais Lidas

“O preconceito é algo anticultural, por excelência”, diz artista plástico brasileiro

Em entrevista ao Podcast ONU News, Jaime Lauriano fala...

Acnur: Metade dos refugiados que retornaram para a Síria saiu da Turquia

Agência da ONU restabeleceu presença nas fronteiras e monitoramento...

Investigação da ONU revela detalhes do massacre de 207 pessoas no Haiti

Relatório indica que execuções realizadas pela gangue Wharf Jérémie...

Relatora da ONU destaca lições do julgamento do caso Gisèle Pelicot na França

Sobrevivente de estupro em massa obteve justiça após ter...

“Assassino por Acaso” ganha trailer

A Diamond Films divulgou o trailer oficial de ASSASSINO POR...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo