O Brasil chegou a três medalhas no Campeonato Mundial Júnior de judô em Dushanbe, no Tajiquistão. Neste sábado (5), aconteceram as disputas das categorias pesadas, onde Dandara Camilo fez uma ótima campanha para levar a medalha de bronze na divisão até 78kg. O Brasil também ficou perto do pódio na acima de 78kg feminina, onde Olívia Oliveira terminou na quinta colocação.
Disputas de bronze
Dandara Camilo iniciou sua participação na categoria até 78kg conseguindo dois waza-aris contra a indiana Shruti Uniyal. Em seguida, nas oitavas, ela derrotou a croata Lorena Perkovic por waza-ari e, nas quartas, passou pela tcheca Marie Kosnarova com dois waza-aris. O revés veio na semifinal, onde a brasileira perdeu para a colombiana Brenda Olaya (que acabou ficando com o título) por dois waza-aris.
Na disputa do bronze, Dandara Camilo teve como adversária a russa Polina Iudina. A brasileira começou bem no combate, tentando usar a luta de chão para pontuar. Com um golpe suave, Dandara conseguiu um waza-ari para ficar em vantagem e seguir controlando a luta. Nos segundos finais, ela conseguiu projetar as costas de Iudina no chão para conseguir o ippon e levar o bronze.
Na categoria acima de 78kg, Olivia Oliveira iniciou sua participação aplicando dois waza-aris na georgiana Nino Papidze pelas oitavas de fina. Em seguida, ela derrotou a croata Marcelina Vranjes por ippon. Mas na semifinal, a brasileira perdeu para a sul-coreana Lee Hyeonji por dois waza-aris, indo para a disputa do bronze. Na luta por medalha, Olívia mal teve tempo de respirar contra Yamaguchi Chihiro do Japão. Com oito segundos de luta, a japonesa aplicou um uchi-mata para projetar Olívia Oliveira e conseguir o ippon.
Sem medalhas no masculino
No masculino, o Brasil teve três atletas no dojo neste sábado no Mundial Júnior de judô. Na até 100kg, André Kramer venceu o indiano Krish Rakholiya por ippon, mas perdeu nas oitavas de final para o húngaro Mate Lakos por waza-ari. Já Matheus Guimarães perdeu na estreia para o francês Fares Mekhoukh após receber três shidos.
Na categoria acima de 100kg, Andrey Coelho foi o representante do Brasil. Na primeira rodada, ele derrotou o alemão Mortaza Suha nas punições. Mas nas oitavas, Andrey perdeu por dois waza-aris para o turco Ibrahim Tataroglu.
O post Dandara Camilo ganha terceiro bronze do Brasil no Mundial Jr apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.